Tem Cultura em Todo o Canto traz Combo da Banda Jazz Sinfônica no Paço
Apresentação de música instrumental vai mostrar composições de Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti e Moacir Silva
- Data: 31/05/2012 01:05
- Alterado: 31/05/2012 01:05
- Autor: Heitor Bisi
- Fonte: SECOM Diadema
Artistas do Vestir
Crédito:
O Paço Municipal recebe nesta sexta-feira (01/06), às 12h, a apresentação do Combo da Banda Jazz Sinfônica. O programa terá música instrumental de renomados compositores brasileiros como Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti e Moacir Silva. O projeto “Tem Cultura em Todo Canto” é realizado pela Secretaria de Cultura de Diadema com o objetivo de atender diversos setores da Prefeitura e entidades que desenvolvem trabalhos sociais no município para oferecer lazer e cultura à população da cidade. A entrada é gratuita.
Criada em 2001 e mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, a Banda Jazz Sinfônica mantém em seu repertório obras de grandes nomes como Dorival Caymmi, Ari Barroso, Tom Jobim, Charlie Parker e Pixinguinha. Constitui-se de uma mescla das big bands norte-americanas, surgidas entre as décadas de 1930 e 1940, cuja concepção baseia-se em cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, seção rítmica e com os principais instrumentos da família das madeiras: flauta, clarinete, oboé, fagote e trompa.
Com repertório predominantemente de músicas brasileiras, no estilo jazz, a banda possui arranjos escritos exclusivamente para sua formação instrumental, garantindo assim músicas originais e que expressam personalidade. Desde 2006, o comando dos músicos está a cargo do maestro Todd Murphy, formado pela Universidade de Miami.
Todd já compôs arranjos para Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Salford Bras Band, Sound Scape Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e atuou como trombonista em shows de grandes artistas como Toquinho, Gal Costa, Daniela Mercury, Ivan Lins, Rita Lee, Titãs e Elba Ramalho.
Referência – A Jazz Sinfônica é um grupo profissional da Secretaria de Cultura de Diadema, com parceria da Associação Musical de Diadema. Com um repertório de qualidade, a Banda é referência na política cultural desenvolvida pela Prefeitura. Ao longo da sua história, a BJSD já participou de uma série de eventos dentro e fora de São Paulo, acompanhando vários instrumentistas renomados, como os trombonistas Raul de Souza e Itacyr Bocato Jr, o pianista Arthur Moreira Lima, Chico Oliveira, Fabiana Cozza e Vânia Bastos, entre outros nomes de peso da música nacional.
A Banda se apresentou nos dias 9 e 10 de julho de 2011 em Montreux, na Suíça, no 45º Festival de Jazz de Montreux, no Parc Vernex. Na ocasião, a Banda levou o espetáculo BraZZilidades, elaborado especialmente em homenagem aos artistas Hermeto Pascoal, Moacir Silva e Egberto Gismonti, além de composições dos seus próprios integrantes, para um público estimado em duas mil pessoas.
A peculiaridade do som fica por conta de uma seção de madeira, caracteristicamente sinfônica – fagote, oboé, clarinete, flautas (2) e trompa –, somada aos saxofones (5), trompetes (4), trombones (4), além de uma sessão rítmica com piano, guitarra, baixo, bateria, tímpanos/vibrafone e percussão. No total, a Banda é composta por 26 músicos.
Em dezembro de 2009, em comemoração aos 50 anos de Diadema, a Banda Jazz Sinfônica gravou seu primeiro CD, Noel Rosa. Além de comemorar o aniversário da cidade, o CD simbolizou homenagem ao centenário do compositor carioca, autor de mais de uma centena de composições. O trabalho foi o cartão de visita da Banda para ingressar no rol dos artistas participantes do Montreux Jazz Festival. “Um ano após o lançamento, enviamos uma carta à organização do festival, junto com o CD Noel Rosa, sugerindo nossa participação. Ao final de fevereiro de 2011, recebemos o convite formal para participar”, recorda o produtor musical Paulo Assis.
Cidade cultural – Diadema tem uma política pública voltada à difusão das várias linguagens culturais, ao mesmo tempo em que uma rede de equipamentos públicos e de profissionais qualificados procura ampliar o acesso da população a espetáculos e aos processos de produção.
Na área musical, além da Banda Jazz Sinfônica, o município conta com uma Casa de Música com 750 alunos, uma Lira Musical e um Coral Juvenil. A cidade também é reconhecida pelo trabalho dedicado à dança, por conta da Cia. de Danças de Diadema, divulgadora do estilo contemporâneo, e com a Casa do Hip Hop, que trabalha com a juventude os quatro elementos do movimento – MC, Grafite, B. Boys e DJs.
Ambas as experiências, de reconhecimento nacional e internacional, reúnem um suporte de profissionais especializados e estão consolidadas como produtos culturais da cidade, tanto no aspecto da produção de espetáculos quanto no processo de formação, por meio de oficinas e workshops.
Serviço
Música – Combo da Jazz Sinfônica de Diadema
Data: 1º de junho, sexta-feira, às 12h
Local: Paço Municipal
End.: Rua Almirante Barroso, 111 – Centro