Teatro Flávio Império recebe “As quatro estações de João das Neves”

O exercício cênico é resultado da oficina ministrada pela Cia Paulicea de Teatro que teve como base as obras do diretor e dramaturgo João das Neves

  • Data: 04/07/2022 11:07
  • Alterado: 17/08/2023 01:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cia Paulicea de Teatro
Teatro Flávio Império recebe “As quatro estações de João das Neves”

“As quatro estações de João das Neves” - Cia. Paulicea de Teatro

Crédito:Divulgação

Você está em:

Nos dias 09 e 10 de julho de 2022 (sábado e domingo), às 15h e 17h, com entrada gratuita, a Cia Paulicea de Teatro apresenta “As quatro estações de João das Neves” no Teatro Flávio Império, que fica na Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, Zona Leste de São Paulo – SP.

O exercício cênico é resultado da oficina-montagem de mesmo nome integrante do projeto “Missão João das Neves em busca de uma nação imaginada” contemplado na 38ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Com coordenação de Alexandre Kavanji, Cássio Castelan, Dudu Oliveira e Solange Dias, a oficina conduziu as pessoas participantes a um processo coletivo de criação, buscando refletir sobre as temáticas do universo de João das Neves em contraste com o momento atual vivido pela sociedade brasileira.

Trazendo para a cena assuntos e questões abordados no teatro pelo dramaturgo ao longo de sua trajetória, agora vistos pela ótica dos aprendizes da oficina, o exercício cênico tem como proposta criar um diálogo criativo entre as trajetórias artísticas de João das Neves e de jovens aprendizes de teatro, buscando reverberar novas camadas de leituras e possibilidades cênicas.

Organizado de forma itinerante, outra característica do teatro de João das Neves, o exercício ocupará as áreas externas do Teatro Flávio Império com um elenco formado por Adriana Gerizani, Beatriz Reis, Bina Oliveira, Chico Oliveira, Gael Ferreira, Isaac Marques, Kelmy, Luan Dias, Naomy, Raquel Fernandes, Renato Martins e Sixqueira.

A partir de obras referenciais da dramaturgia de João das Neves, como “Mural Mulher”, “Besouro Cordão de Ouro”, texto de Paulo César Pinheiro encenado por João das Neves, e os clássicos “O Último Carro” e “A Lenda do Vale da Lua”, os aprendizes da oficina trarão seus pontos de vista sobre temas como o trabalho, o feminino, a infância e a questão racial, aspectos presentes na obra do artista.

Diretor, escritor, ator, iluminador, cenógrafo e produtor cultural, João das Neves (1934-2018) foi um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes do teatro brasileiro.

Um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, incluindo a Cia Paulicea, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.

Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.

SERVIÇO: “As quatro estações de João das Neves”

Com Cia. Paulicea de Teatro e aprendizes de artes cênicas

Sinopse: A partir de obras referenciais da dramaturgia de João das Neves, como “Mural Mulher”, “Besouro Cordão de Ouro”, texto de Paulo César Pinheiro encenado por João das Neves, e os clássicos “O Último Carro” e “A Lenda do Vale da Lua”, a montagem apresenta pontos de vista de aprendizes de artes cênicas sobre temas como o trabalho, o feminino, a infância e a questão racial, aspectos presentes na obra do artista.

Classificação Livre – Grátis

Quando: 09 e 10 de julho de 2022 (sábado e domingo) – Horário: 15h e 17h

Onde: Teatro Flávio Império – Endereço: Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP, 03721-010 – Telefone: (11) 2621-2719

Compartilhar:

  • Data: 04/07/2022 11:07
  • Alterado: 17/08/2023 01:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cia Paulicea de Teatro









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados