Teatro Clara Nunes recebe show de lançamento do CD de Kátya Teixeira
Feito de Corda e Cantiga é o terceiro CD da cantora e compositora de gêneros da cultura popular brasileira
- Data: 23/06/2012 01:06
- Alterado: 23/06/2012 01:06
- Autor: Julia Piraíno
- Fonte: SECOM Diadema
Crédito:
Os sons da cultura popular brasileira transformados em canções. Quinta-feira (28/06), às 20h, o Teatro Clara Nunes recebe o show de lançamento do terceiro CD de Kátya Teixeira, “Feito de Corda e Cantiga”. Compositora e instrumentista, Kátya é pesquisadora de cultura popular e da tradição oral. Batuques negreiros, danças indígenas, cantigas ibéricas são elementos que inspiram o universo musical da cantora. Neste show, se apresenta com Ney Couteiro, Ricardo Vignini, Cássia Mari e Thomas Rohrer, além dos compositores Luis Perequê, Amauri Falabella, Chico Branco e Giordano Mochel. A duração do show é de 1h30.
Kátya Teixeira se situa no cenário da MPB atual como “independente” e nenhuma outra designação lhe cabe tão bem: sem ceder aos modismos, sem abrir mão daquilo que realmente acredita. O show passeia pelo universo da música popular e da tradição oral, um admirável encontro com a riqueza presente nas mais diversas manifestações brasileiras, onde encontramos um panorama da grande diversidade cultural e ambiental.
Katya é cantora e compositora. Nascida em São Paulo, em 1971, capital, em família de músicos, sua mãe era cantora, o pai era aboiador (cantava para puxar a boiada para o curral), o avô era seresteiro, e, ainda, tinha tios e tias cantores. Um de seus tios, Eliezer Teixeira, é folclorista. Sua família criou o grupo Bando Flôr do Mato, que gravou discos e fez inúmeros shows, atuando com nomes como Inezita Barroso, Pena Branca e Xavantinho, entre outros.
Desde criança – Iniciou a carreira artística com apenas 11 anos de idade, quando subiu ao palco pela primeira vez, num festival de colégio, interpretando composições de seu avô. Aos 13 anos, juntamente como o pai Chico Teixeira, Dinho Nascimento e Sofia Mendonça, participou do LP “Fazenda”, de Vidal França. Por essa época, fez shows com Vidal França. Já lançou dois CDs, “Katxerê” (CPC-UMES, em 1997) e “Lira do Povo” (independente, em 2004), que reúne todo um trabalho de pesquisa da cultura popular brasileira e suas influências.
Kátya participou de vários CDs de artistas como Dércio e Doroty Marques, José Eduardo Gramani, João Bá, Vidal França, Tarancón entre outros. Assinou ainda a trilha sonora do DVD 2004 “Nas Asas de Mercúrio”, de Kátia Ripani. A cantora também realiza oficinas de cultura popular, integrando e valorizando a tradição oral entre crianças, jovens e adultos.
A cantora paulistana foi indicada ao Prêmio TIM de Música 2005 nas categorias melhor cantora regional, melhor CD regional com o CD “Lira do Povo” e melhor cantora, pelo voto popular.
Serviço
Lançamento do CD “Feito de Corda e Cantiga”, com Kátya Teixeira
Data: 28/06, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Clara Nunes
End.: Rua Graciosa, 300 – Centro – Tel.: 4056-3366