Taka e Tarcísio inauguram Praça da Cidadania em Diadema

A nova Praça da Cidadania oferece lazer e cursos profissionalizantes para até 250 alunos por dia no bairro Serraria

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Diadema e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram nesta sexta-feira (26) a Praça da Cidadania, instalada no bairro Serraria. Fruto de um investimento de R$ 3,8 milhões, o novo complexo de 2.379 m² une áreas de lazer, esporte e inclusão social a um polo de capacitação voltado à geração de renda na periferia da cidade.

O ato oficial marcou a terceira agenda do governador Tarcísio de Freitas no município sob o mandato do prefeito Taka Yamauchi, consolidando um pacote de parcerias estaduais que somam repasses para a saúde, habitação e infraestrutura urbana. A zeladoria e a gestão das atividades locais ficarão sob a responsabilidade direta da administração municipal.

Escola Profissionalizante para 250 alunos

 Praça da Cidadania
Divulgação

O principal diferencial do equipamento é a Escola de Qualificação Profissional. Com salas de aula e oficinas equipadas, o espaço tem capacidade para atender até 250 estudantes diariamente, oferecendo cursos gratuitos com certificação nas áreas de:

  • Gastronomia e Beleza;
  • Informática e Moda;
  • Construção Civil.

Além das salas de aula, a praça conta com quadra poliesportiva, horta comunitária, arena de eventos e playground. Alinhado a conceitos modernos de sustentabilidade, o projeto arquitetônico incorporou jardins de chuva, iluminação em LED, coleta seletiva e um sistema de captação e reuso da água da chuva.

“Esta é mais uma entrega que fortalece nossa cidade e amplia as oportunidades para quem mais precisa. A Praça da Cidadania representa esperança, qualificação, lazer e geração de oportunidades para centenas de famílias”, destacou o prefeito Taka Yamauchi.

Presença da juventude e balanço de investimentos

A inauguração contou com a participação de jovens do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), iniciativa municipal em parceria com o CIEE que insere alunos de cursos técnicos de Administração e Sistemas dentro das secretarias da prefeitura.

O evento também serviu para selar o balanço de investimentos do Estado em Diadema nos últimos 18 meses, que incluem a entrega da UPA Paineiras, o repasse anual de R$ 24 milhões para o programa Viva Mais Diadema e o aporte de R$ 105,5 milhões para a retomada das obras de 442 apartamentos populares do conjunto habitacional Diadema O.

  • Publicado: 26/06/2026 18:34
  • Alterado: 26/06/2026 18:34
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: PMD