Tai Chi Chuan é tema do Café Filosófico CPFL desta quinta-feira (12)
Gil Rodrigues, estudioso da cultura tradicional chinesa, compartilha sua jornada de mais de 30 anos na arte marcial; bate-papo tem transmissão via Youtube
- Data: 11/09/2024 14:09
- Alterado: 11/09/2024 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Prática do Tai Chi Chuan
Crédito:Envato/Divulgação
Pode o Tai Chi Chuan, uma arte tão profunda e, aparentemente, distante de nós, tornar-se uma prática familiar e próxima de nossas vidas no Brasil? Este será o fio condutor do encontro desta quinta-feira (12), às 19h, no Café Filosófico CPFL, com Gil Rodrigues, brasileiro que se tornou discípulo do mestre chinês Chen Ziqiang, assumindo a tarefa de compartilhar os ensinamentos dessa arte marcial no Brasil e na América Latina.
O Tai Chi Chuan entrou para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural e Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2020. Um reconhecimento que coloca a arte marcial entre o conjunto dos saberes e as práticas humanas que geram sentidos de comunidade e continuidade, uma vez que, de acordo com a UNESCO, para que se reconheça um elemento cultural como patrimônio imaterial, é importante que se trate de algo que perdure no tempo, sendo transmitido de geração em geração.
É justamente o sentido de ancestralidade e tradição que será abordado no segundo episódio do módulo “Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, por meio da jornada de Rodrigues e sua missão de propagar os conceitos dessa prática milenar no país. “Como arte marcial, o Tai Chi Chuan expressa princípios e valores da cultura tradicional chinesa, e sua transmissão se dá seguindo os preceitos confucianos de família e relação mestre-discípulo”, explica. “Nesse contexto, ancestralidade, tradição e pertencimento ganham concretude na experiência do corpo e na vivência dos princípios dessa prática que transcende fronteiras”, complementa.
Gil Rodrigues (Crédito: Shuyu Lin) |
Gil Rodrigues é professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa há mais de 30 anos. Nordestino, nascido no povoado de Mata Limpa, município de Lagoa da Canoa, em Alagoas, começou sua jornada nas artes marciais em 1989 e, anos depois, encontrou o Tai Chi Chuan, ao qual passou a se dedicar continuamente. Em 2015, fundou, juntamente com dois irmãos de arte, o Shàoshèng – Centro de Cultura Oriental no bairro de Santa Cecília, no centro de São Paulo. Gil faz parte da 21ª geração de artistas marciais na tradição da Família Chen.
Este encontro encerra o módulo “Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, que integra a série de setembro do Café Filosófico CPFL, cujo tema é o “Bem-estar do corpo e da mente”. O primeiro explorou a ligação da arte marcial com a filosofia chinesa, a medicina histórica da China, e as técnicas e artes da estratégia desenvolvidas ao longo da civilização chinesa.
Bem-estar do corpo e da mente
No mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio (Setembro Amarelo), o Café Filosófico CPFL traz a série “Bem-estar do corpo e da mente”, excepcionalmente, comdois módulos: “Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, com a curadoria de Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial; e “Mente em Foco”, que tem o Instituto CPFL e o Pacto Global da ONU no Brasil como curadores.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
A programação de setembro:
– 12/09, quinta-feira, 19h: “Ancestralidade e tradição – do Brasil à China”, com Gil Rodrigues, educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa
(Assista on-line: canal do Café no YouTube)
– 19/09, quinta-feira, 19h: “Saúde mental em cargos de liderança”, com Claudia Cavallini, psicanalista
(Assista on-line: canal do Café no YouTube)
– 25/09, quarta-feira, 19h: “Novas gerações: diferentes visões do trabalho”, com Marcelo Ferretti, doutor em Filosofia
(Assista on-line: canal do Café no YouTube)
Os encontros são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão on-line será no
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Gil Rodrigues, educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa
Quando: 12 de setembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br