São Paulo Esporte

Taekwondo é a nova modalidade do Centro Olímpico de SP

Modalidade entra como a 15ª oferecida pelo COTP

  • Data: 15/05/2024 12:05
  • Alterado: 15/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Maria Clara Pacheco é bronze no Mundial de Taekwondo

Maria Clara Pacheco

Crédito:Divulgação - World TaekWondo

Em ano olímpico, o Taekwondo passa a ser a 15ª modalidade do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), espaço público referência na cidade de São Paulo que tem como objetivo transformar crianças e jovens em atletas de alto rendimento. A seletiva já está aberta através do site oficial da SEME e as aulas devem iniciar ainda neste semestre, para meninas e meninos.

Junio Sousa irá comandar as aulas no COTP. O profissional tem uma carreira consolidada na área, atuou como técnico da Seleção Brasileira Cadete 2023 e foi campeão mundial com sua equipe. O professor trabalha com alto rendimento desde 2011 e conta com um currículo cheio de cursos.

Arte de chutar e bater é a tradução de Taekwondo, arte marcial com raízes que remontam ao período dos Três Reinos da Coreia (57 a.C. a 668 d.C.). Sua primeira aparição olímpica foi nos Jogos Olímpicos Seul 1988. Em 2000, na Austrália, a modalidade estreou oficialmente em uma Olimpíadas e desde então faz parte do programa olímpico.

A arte marcial consiste no atleta chutar e socar o oponente, evitando ser atingido. A marca registrada é a combinação de movimentos de chutes e socos em sequência rápida. As lutas são disputadas em um tapete octogonal por três rodadas de dois minutos cada.

Para as olimpíadas de Paris, 2024, o Brasil já assegura duas vagas. Edival Pontes e Henrique Marques são os atletas que embarcam para o campeonato no meio do ano. As lutas serão disputadas em uma arena montada no Grand Palais, um palácio construído em 1900.

Além da estreante, o Centro Olímpico oferece aulas das seguintes modalidades: futebol, basquete, basquete 3×3, breaking, LPO, vôlei de praia, vôlei, natação, judô, boxe, atletismo, luta olímpica, ginástica e handebol. Os atletas participam das principais competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais de suas faixas etárias, sem nenhum custo para atletas ou seus pais. Qualquer criança ou adolescente que esteja estudando pode ingressar no COTP, por meio das peneiras.

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 12:05
  • Alterado: 15/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados