Stock Car: Circuito externo de Goiânia recebe etapa de alta velocidade
Primeira das três etapas que serão disputadas em Goiânia acontece entre os dias 18 e 20 de março
- Data: 16/03/2022 11:03
- Alterado: 16/03/2022 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
Crédito:Vanderley Soares / P1 Media Relations
A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para acelerar em Goiânia (GO). Entre os dias 18 e 20 de março, os pilotos vão encarar o anel externo do Autódromo Ayrton Senna em busca de pontos importantes para o campeonato. A segunda etapa promete ser uma das mais rápidas e disputadas do ano, já que o circuito oval costuma equalizar homens e máquinas – a uma média de velocidade que supera os 180 km/h por volta. Ano passado, neste mesmo formato, quem levou as duas corridas do fim de semana foi Ricardo Maurício, que também foi o pole position da nona etapa – um feito inédito no formato de duas corridas por fim de semana, adotado ainda em 2014.
Em 2022 a capital goiana deve repetir o número de etapas sediadas, com três presenças em dois finais de semana do calendário. Isso quer dizer que além deste fim de semana, Goiânia ainda vai receber a Stock em mais um fim de semana (disputando duas etapas) no mês de outubro.
As características da pista já são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas – de até 265 km/h -, os pilotos terão que cuidar muito bem dos freios se quiserem se dar bem na etapa. Além da baixa umidade e as altas temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro, inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e 0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.