SP realiza ações na promoção de saúde e melhoria na qualidade de vida dos estudantes
Programa “Saúde na Escola” é desenvolvido dentro das UBSs e unidades escolares por parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação
- Data: 11/08/2022 10:08
- Alterado: 16/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Médico
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, promove ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo realizar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
No PSE são estabelecidas diferentes estratégias (orientação na escola; divulgação da ação pelas agentes comunitárias de saúde na comunidade; atividades lúdicas e educação em saúde abordando a temática) planejando e implementando ações específicas para cada território. Um exemplo de ação é a realização de curso de primeiros socorros pela Escola Municipal de Saúde, em parceria com o SAMU e SMS no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Tenondé Porã, localizado em uma aldeia ao extremo Sul da cidade de São Paulo.
São ações do PSE, a promoção das práticas corporais de atividades físicas e do lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dentre outros temas.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) acompanham e dão suporte às unidades escolares também na prevenção e controle da transmissão da Covid-19 nas escolas.
Cuidando de todos
Entre os trabalhos desenvolvidos dentro do programa foi lançado, em abril, o Guia Cuidando de Todos, um manual para auxiliar as equipes nas ações de combate e conscientização sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).