São Paulo Saúde

SP promove ações de saúde bucal com Virada Odontológica

Segunda edição do evento, que será realizado até sexta-feira (27), mobiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital com iniciativas que focam na prevenção e orientação

  • Data: 25/10/2023 15:10
  • Alterado: 25/10/2023 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
São Paulo amplia atendimento odontológico à população

Dentista

Crédito:Valter Campanato/Agência Brasil

A Prefeitura de SP promove, até sexta-feira (27), a segunda edição da Virada Odontológica em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal (25). Serão desenvolvidas diversas ações nas 428 Unidades Básicas (UBSs) que realizam esse tipo de atendimento na rede municipal da cidade.

Cada UBS promoverá uma atividade específica e dirigida ao público atendido na respectiva região. Haverá, por exemplo, entrega de kit de higiene bucal, orientação e autoexame de prevenção de câncer bucal, aplicação de flúor em crianças e idosos, grupos de escovação supervisionada, avaliação odontológica e teatro educativo para o público infantil. Algumas unidades ainda terão palestras, além de atividades lúdicas como gincanas e jogos para todas as idades.

“Estamos investindo na ampliação e melhoria da assistência integral prestada à toda população de São Paulo. Pensar em saúde bucal é pensar em políticas públicas para incentivar a educação, conscientização, prevenção e facilitar o acesso ao serviço em toda a capital. Nessa segunda edição da Virada Odontológica pretendemos alcançar ainda mais munícipes com nossas ações”, diz Marta Lopes de Paula Cipriano, coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Atenção Básica.

Assistência odontológica

A gestão municipal tem ampliado o atendimento em saúde bucal. Das 470 UBSs espalhadas no município, 428 têm equipes de saúde bucal (ESBs), com 950 consultórios, responsáveis por assistir à população com cuidados odontológicos básicos. Na capital, para iniciar o tratamento odontológico rotineiro, o paciente passa por uma triagem de risco e é encaminhado para a assistência adequada.

Neste ano, até agosto, foram realizados 1.378.501 atendimentos odontológicos em toda a rede municipal da capital. Nesse período, foram concluídos 168.612 tratamentos na Atenção Básica e foram entregues 54.558 próteses dentárias. Ao longo de 2022, foram realizados 1.572.025 atendimentos odontológicos, enquanto em 2021 foram 1.058.092. Os dados englobam as avaliações, os tratamentos clínicos restauradores, endodontia, próteses e procedimento cirúrgicos de baixa complexidade.

A SMS oferece, ainda, implantação de prótese dentária, com próteses totais e parciais removíveis, serviço que, desde outubro de 2020, passou a ser feito também nas UBSs, além do atendimento que já ocorria nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e pelas ESBs que compõem as equipes de Consultório na Rua. Nos CEOs, além das próteses dentárias totais e parciais removíveis, são realizados implantes odontológicos.

Confira a programação completa neste link

Compartilhar:

  • Data: 25/10/2023 03:10
  • Alterado: 25/10/2023 04:10
  • Redação
  • Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados