São Paulo Emprego

SP: Cate atende até essa quinta-feira (26) população em situação de rua, com vagas de emprego

O evento está sendo realizado no Parque Jardim da Luz, das 10h às 15h

  • Data: 26/10/2023 10:10
  • Alterado: 26/10/2023 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Estação José Bonifácio da CPTM recebe CATE Móvel

Cate

Crédito:Prefeitura de SP

A 3ª edição do Pop Rua Jud Sampa, evento que promove atendimento gratuito para a população em situação de rua da cidade termina nesta quinta-feira (26). O evento está sendo realizado no Parque Jardim da Luz, das 10h às 15 horas. Coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o mutirão conta com serviços e estrutura oferecidos pela Prefeitura de São Paulo e por mais de 40 entidades.

No evento a população em situação de rua tem acesso a serviços de atendimento assistencial e de saúde; de cidadania, com a emissão de documentos e a regularização de cadastros; e judiciais, com atendimento jurídico que dá atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais. A força tarefa conta com a participação de instituições dos poderes públicos federal, estadual e municipal, além de organizações da sociedade civil. Para participar, basta acessar o Parque, nas proximidades da estação da CPTM, Luz.

Só no primeiro dia, 22 pessoas passaram pelo atendimento no Cate Móvel. Carlos Matias, que já havia aproveitado alguns serviços oferecidos pela Saúde, como os exames gratuitos, foi uma das pessoas que saiu de lá já com cartas de encaminhamento para processos seletivos. “Estou há 20 anos procurando emprego, fazendo um biquinho aqui, um ali – principalmente como vendedor ambulante de água, refrigerante, coisas assim. Uns meses atrás, estava morando de favor pagando aluguel, mas tive que sair da casa porque fiquei sem trabalho nenhum. Eu deixei minhas coisas lá até arrumar um dinheirinho para poder dar entrada no aluguel, enquanto isso estou morando em albergue”, conta.

O candidato diz ainda que seu objetivo para o futuro é voltar a trabalhar com lavagem de carros, o que faz desde os 13 anos de idade. Para isso, seu maior sonho é abrir o próprio negócio na área.

Alex Barreto foi quem entrou logo em seguida para buscar vagas. Ele conta como o Pop Rua Jud Sampa o está ajudando a regularizar sua vida após ter saído do sistema prisional, atualmente respondendo em liberdade. “Hoje já fui atendido pela área jurídica civil, onde resolvi pendências e acompanhei o meu processo. Agora, vou me cadastrar aqui para procurar alguma empresa que abra as portas para um ex-detento”.

Alex se sente otimista em relação às suas chances de conseguir emprego. “Pelo tempo que passei em regime fechado, eu estava desatualizado de tudo, mas agora estou melhor informado e sei que hoje existem muito mais portas de emprego para ex-detentos que querem uma segunda chance. Meu maior objetivo agora é ingressar no mercado de trabalho, para poder estar ressocializado novamente. Eu acho que hoje está muito mais fácil, já não é mais como antes, quando existia muito preconceito. A verdade é que muita gente que acaba de sair do regime fechado procura ser ainda mais competente do que aqueles que nunca passaram por uma unidade prisional. Temos essa necessidade de ser vistos com bons olhos, né? Claro que depende de cada um, eu estou fazendo a minha parte”.

Depois de passar pelo Cate, ele ainda foi para as unidades da Saúde para fazer alguns exames rápidos no evento. “Vai fazer muita diferença no meu dia a dia! Essa iniciativa é super vantajosa e prática”.

Serviços oferecidos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua com suas equipes do Consultório na Rua e Consultório Redenção na Rua para orientação de saúde e vacinação. São oferecidas testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatite, vacinação contra influenza e Covid-19 para crianças e adultos, orientação para diabetes e tuberculose, avaliação e distribuição de kits de saúde bucal e orientações sobre uso abusivo de álcool e drogas.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atua com equipes especializadas na população em situação de rua. Durante os dias de mutirão estão sendo oferecidas vagas para acolhimento e encaminhamento para os demais serviços da rede socioassistencial da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) disponibiliza unidades móveis de atendimento a mulheres vítimas de violência, imigrantes e população LGBTQIAPN+, com foco na retificação de nome e gênero em documentações de pessoas trans e travestis. Por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, é ofertado atendimento multidisciplinar e acolhimento de denúncias de violações de Direitos Humanos. Além disso, a SMDHC está distribuindo refeições nos três dias de evento, contando com mil marmitas por dia fornecidas pelo Programa Rede Cozinha Cidadã e 600 pelo Programa Rede Cozinha Escola, por meio de parceria com o Movimento Estadual de Pessoas em Situação de Rua de São Paulo. A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos participa do mutirão atendendo familiares e amigos de pessoas desaparecidas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) dispõe de unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), ofertando vagas de emprego para reinserção no mercado de trabalho, além de orientações técnicas de como utilizar a carteira de trabalho digital e acessar o Portal Cate, que disponibiliza mais de 180 cursos gratuitos com certificação.

O evento também conta com o apoio da SP Turis para a disposição de toda a estrutura necessária. A realização da limpeza do local antes, durante e depois da ação, é realizada pela Secretaria Municipal de Subprefeituras, via SELIMP, com atuação de equipes do POT-Oportunidades (SMDET). A Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos da Secretaria de Governo Municipal (SEPE/SGM) foi responsável pela articulação entre a Prefeitura de São Paulo e o TRF III no planejamento do Mutirão de serviços.

As demais entidades oferecem orientação jurídica para possíveis demandas judiciais, com participação de advogados, defensores públicos, estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores, procuradores da república e servidores públicos. No local poderão ser esclarecidas dúvidas sobre benefícios previdenciários, Bolsa-Família, consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, entre outros.

Serviços da Prefeitura

  • Vacinação Contra Influenza e Covid-19
  • Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B E C
  • Orientações de Saúde
  • Avaliação e Distribuição de Kits de Saúde Bucal
  • Orientação sobre Álcool E Drogas e Encaminhamento para Tratamento
  • Cortes de Cabelo e Maquiagem
  • Cadastro em Programas Sociais (Cadúnico)
  • Orientação e Encaminhamento para Vagas de Acolhimento e Serviços da Rede Socioassistencial
  • Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência
  • Atendimento a Imigrantes
  • Atendimento a População Lgbtqiapn+ e Retificação de Nome e Gênero em Documentações
  • Oportunidades de Emprego

Saiba mais

Compartilhar:

  • Data: 26/10/2023 10:10
  • Alterado: 26/10/2023 11:10
  • Redação
  • Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados