São Paulo abre intercâmbio virtual com jovens do Japão

Programa oferece cinco vagas gratuitas para jovens de 18 a 29 anos discutirem biodiversidade com participantes japoneses; inscrições seguem até 25 de outubro

São Paulo abre intercâmbio virtual com jovens do Japão

Crédito: (Divulgação/Governo de SP)

Jovens de 18 a 29 anos que moram no Estado de São Paulo podem se candidatar a uma das cinco vagas de um intercâmbio virtual com participantes do Japão. Gratuito e realizado totalmente online, o programa terá atividades entre outubro de 2026 e março de 2027, com inscrições abertas até as 23h59 de 25 de outubro.

A iniciativa conecta participantes paulistas a jovens da Província de Aichi para a troca de experiências sobre biodiversidade. Nesta edição, o tema será “Conscientizar sobre a Biodiversidade”, com discussões sobre formas de ampliar o conhecimento da população e incentivar a participação da sociedade na conservação ambiental. O programa é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) em parceria com a Província de Aichi. Esta será a sexta edição do intercâmbio, realizado desde 2021.

Intercâmbio terá atividades até março de 2027

(Divulgação/Governo de SP)

Os cinco selecionados participarão de oito encontros técnicos online com a equipe da Semil. Também estão previstos dois workshops com jovens japoneses, que terão tradução simultânea entre português e japonês.

A programação inclui encontros preparatórios e atividades de acompanhamento. Ao final, cada participante deverá desenvolver um Projeto de Conclusão de Intercâmbio, que poderá assumir o formato de artigo científico ou projeto de pesquisa. Não é necessário falar japonês. Conhecimentos básicos ou intermediários de inglês são recomendados porque alguns textos e materiais poderão utilizar o idioma.

Para receber o certificado, será necessário participar de pelo menos 75% das atividades e entregar o trabalho de conclusão. Não haverá cobrança de taxas dos selecionados, mas o programa também não prevê auxílio financeiro ou vínculo empregatício com a Semil.

Quem pode concorrer às cinco vagas

Além de ter entre 18 e 29 anos e morar no Estado de São Paulo, o candidato deverá demonstrar interesse pelo tema proposto. O edital também considera o envolvimento com grupos, projetos, organizações não governamentais ou outras iniciativas relacionadas à conscientização sobre biodiversidade.

Estudantes de cursos técnicos e universitários também podem participar da seleção. A proposta é aproximar conhecimentos técnicos e científicos das experiências e realidades vividas pelos participantes nos dois países.

“Ao aproximar jovens de São Paulo e do Japão, o programa cria um espaço para compartilhar experiências, conhecer diferentes formas de comunicar a importância da biodiversidade e transformar conhecimento em iniciativas de conscientização”, afirma Lara Carolina Chacon Costa, diretora de Educação Ambiental da Semil.

Programa chega à sexta edição

O intercâmbio entre São Paulo e Aichi começou em 2021 e adotou diferentes temas ambientais ao longo das edições. Já foram discutidos lixo no mar, conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, práticas socioculturais relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

A iniciativa faz parte da cooperação mantida entre o Governo de São Paulo e a Província de Aichi, formalizada por meio de um memorando de entendimento firmado em 2018.

Serviço: Programa: Intercâmbio de Jovens São Paulo e Aichi (Japão) 2026/2027

Tema: Conscientizar sobre a Biodiversidade
Vagas: 5
Público: jovens de 18 a 29 anos residentes no Estado de São Paulo
Formato: virtual e gratuito
Período: outubro de 2026 a março de 2027
Inscrições: até 25 de outubro, às 23h59
Certificado: exige participação mínima de 75% e entrega do projeto final
Edital completo: Link 
Formulário de inscrição: Link 

Edvaldo Barone

  • Publicado: 02/10/2026 15:50
  • Alterado: 02/10/2026 15:54
  • Autor: Edvaldo Barone