Sorocaba entra em alerta amarelo de tempestade nesta quinta

Com risco de tempestades e cortes de energia, órgãos de emergência de Sorocaba reforçam orientação de segurança pelos números 199 e 193

Sorocaba entra em alerta amarelo de tempestade nesta quinta

Crédito: Agência SP

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta meteorológico de nível amarelo (perigo potencial) para tempestades em Sorocaba e em diversos municípios da região Macro Metropolitana Paulista. A notificação tem validade durante toda esta quinta-feira (15), compreendendo o intervalo entre 00h01 e 23h59. A previsão aponta para o risco de chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h e eventual queda de granizo em pontos isolados.

Mapeamento nacional e níveis de severidade

A atualização abrange a cobertura de alertas monitorados pelo órgão federal nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O sistema de monitoramento divide o nível de risco em três categorias principais de severidade:

Defesa Civil de Mongaguá para alerta chuvas intensas no fim de semana Sorocaba
Reprodução
  • Amarelo (Perigo Potencial): Situação meteorológica potencialmente perigosa, com risco relativo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
  • Laranja (Perigo): Condição meteorológica de risco moderado a alto, exigindo maior atenção e cuidados especiais em áreas vulneráveis.
  • Vermelho (Grande Perigo): Situação de severidade excepcional, com alto potencial de danos materiais, transbordamentos de rios e acidentes graves.

Orientações de emergência e contatos de apoio

Diante da possibilidade de rajadas de vento e descargas atmosféricas, os órgãos de proteção recomendam que a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Para o atendimento de ocorrências na região, os canais de socorro direto funcionam nos seguintes contatos:

  • Defesa Civil Municipal: Telefone 199 (Atendimento a alagamentos, desabamentos e vistorias de risco);
  • Corpo de Bombeiros: Telefone 193 (Resgates, acidentes e quedas de árvores sobre vias ou imóveis);
  • Concessionária de Energia: Telefone 116 (Informações e reparos sobre quedas de energia e postes).

Daniela Ferreira

  • Publicado: 15/10/2026 09:56
  • Alterado: 15/10/2026 09:56
  • Autor: Daniela Ferreira