Sociedade Paulista de Reumatologia faz campanha de combate ao sedentarismo
Dados da OMS também mostram que entre a população brasileira, 40% dos homens e 53% das mulheres acima de 18 anos são fisicamente inativos
- Data: 14/04/2023 17:04
- Alterado: 14/04/2023 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: SPR
Crédito:Reprodução
A Sociedade Paulista de Reumatologia aproveitou o mês de abril para uma campanha nas redes sociais de conscientização e incentivo aos médicos, convidando-os a postar uma foto praticando sua atividade física favorita. “Nós, profissionais da saúde, até mesmo com uma foto podemos inspirar nossos pacientes a terem práticas mais saudáveis e, por que não, incentivar um colega mais sedentário a iniciar um exercício físico. Vale academia, esporte coletivo, caminhada, yoga”, ressaltou Dra. Carini Otsuzi, membro da Sociedade Paulista de Reumatologia e idealizadora da campanha.
“Os exercícios físicos, comprovadamente, possuem papel fundamental no controle da dor crônica e na qualidade de vida dos pacientes com doenças reumáticas. Além das medicações, deve-se traçar também, em conjunto com o paciente, um programa de atividade física. É fundamental o papel do médico neste sentido”, ressalta a reumatologista, membro da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR), Dra. Carini Otsuzi.
Um estudo americano realizado com médicos (clínicos, geriatras, pediatras e médicos de família) demonstrou que aqueles que praticam exercícios regularmente são mais propensos a aconselhar seus pacientes sobre a prática esportiva. O levantamento mostrou também que até 80% da população confia nos médicos para a recomendação de atividade física.
Entretanto, no Estado de São Paulo, uma Pesquisa da APM (Associação Paulista de Medicina), feita em 2022 com 778 médicos de várias especialidades, mostrou que 27% são sedentários e mais de um quarto dos médicos paulistas não adota hábitos saudáveis de vida que costumeiramente recomendam aos pacientes, como a prática regular de exercícios físicos. Dados da OMS também mostram que entre a população brasileira, 40% dos homens e 53% das mulheres acima de 18 anos são fisicamente inativos.
“Todos estes dados e estudos reforçam nossa postura como entidade, Sociedade Paulista de Reumatologia, em incentivarmos a realização de atividade física. Seja médico ou paciente, o importante é limitar o tempo de sedentarismo, de preferência, praticando exercícios físicos regularmente”, comentou Dra. Carini Otsuzi.