Setembro Vermelho: A importância sobre a prevenção das doenças do coração

Ação "Evento Zero" da Micromed visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da realização de exames periódicos para diminuir as ocorrências cardíacas

  • Data: 06/09/2021 15:09
  • Alterado: 06/09/2021 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Micromed
Setembro Vermelho: A importância sobre a prevenção das doenças do coração

Setembro Vermelho

Crédito:Reprodução

Você está em:

Durante o Setembro Vermelho, criado em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro) para alertar as pessoas sobre os cuidados em relação às doenças cardiovasculares, a Micromed – empresa nacional, com foco na experiência humanizada, na vanguarda da telemedicina e da inovação – abraça a causa do cuidado com a saúde do coração por meio do lançamento da iniciativa “Evento Zero”, que visa conscientizar, prevenir e reduzir os eventos cardiológicos por todo o país, causados por negligência ou falta de informação.

A intenção da empresa é contribuir para a diminuição da triste estatística de mais de 380 mil mortes registradas por ano no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), causadas por inúmeros fatores cujos maiores problemas são: insuficiência cardíaca, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, fibrilação atrial. As doenças cardiovasculares – que afetam o sistema circulatório e o coração – matam mais brasileiros do que quaisquer outras doenças.

A primeira ação do “Evento Zero”, “Cuide do seu Coração”, teve início com os próprios colaboradores da Micromed, que foram convidados a realizar uma avaliação cardiológica, bem como receber informações sobre como prevenir as doenças cardiovasculares mais comuns.

O segundo passo do projeto é a expansão dessa ação para mais de 30 empresas parceiras que compõe a rede de representantes da Micromed no mercado. O esforço seguinte é levar informação para os clientes e para toda a sociedade brasileira.

No website, a empresa reúne todas as informações sobre prevenção e o detalhamento das principais doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, hipertensão, infarto, fibrilação atrial, além de isquêmicas do coração, acidente vascular cerebral (AVC), cardiopatia reumática, doença vascular periférica, endocardite, aneurisma aórtico, cardiomiopatia, miocardite. Todas estas enfermidades que acometem o coração, se diagnosticadas precocemente, podem ser controladas, diminuindo o avanço destas doenças e até a morte.

“A iniciativa de zerar os eventos cardiológicos proposta pela Micromed vem ao encontro do desejo de todos nós, cardiologistas, de tentar reduzir as 14 milhões de ocorrências cardiológicas anuais, que provocam aproximadamente 380 mil mortes. Gostaríamos que todos se prevenissem, cuidassem da saúde e entendessem que quando a gente pede para fazer exercícios, alimentar-se adequadamente, dormir bem, observar o histórico familiar de doenças como hipertensão, arritmias e colesterol alto, estamos tentando evitar estas mortes. Para que isso aconteça, a prevenção é o único caminho e os exames médicos são fundamentais. Atualmente, as pessoas não fazem check-up e os homens menos ainda do que as mulheres. Uma proposta como a do Evento Zero, encabeçada pela Micromed, possibilita prever e evitar eventos cardiológicos que, por negligência, hoje não são evitados. Buscar zerar os eventos cardiológicos por meio da prevenção é uma grande atitude e pode resolver um dos maiores problemas do país do ponto de vista de doença e de morte”, explica Dr. Carlos Alberto Pastore, cardiologista.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia

As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças  respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

Por isso a importância da realização de uma campanha, como o “Evento Zero”, para a alertar a população sobre a importância dos exames, pelo menos a cada seis meses, para ajudar a reduzir as ocorrências graves e até impedir a morte”, explica Odelio Rodarte Arouca Filho, CEO da Micromed.

Evento Zero

Além da campanha digital, a Micromed fará uma série de ações integradas ao projeto:

– Parcerias com médicos, empresas de medicina diagnóstica e instituições de saúde em geral

– Cuide do seu Coração – avaliação cardíaca de colaboradores, primeira fase realizada em maio, e que deverá acontecer periodicamente a cada seis meses;

– Projeto Smartcor – projeto de inovação para monitoramento de pacientes em UTI;

– Meu primeiro Wincardio – ação promocional destinada a médicos iniciantes que adquirirem o primeiro equipamento de avaliação cardíaca (eletrocardiografia);

– Trade In Social – campanha social que incentiva a troca de produtos para reciclagem, a fim de destiná-los, em doação, a instituições de saúde carentes.

– Novos produtos e tecnologias.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados