ABC Acontece

Setembro Dourado: Realizar sonhos de crianças com doenças graves fortalece o tratamento médico

Pesquisa mostra que 9 em cada 10 crianças em tratamento relatam que a jornada do sonho trouxe alívio do estresse traumático da doença

  • Data: 13/09/2023 15:09
  • Alterado: 13/09/2023 15:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Make-A-Wish® Brasil
sonhos

Crédito:Divulgação

Este mês é marcado pela campanha mundial “Setembro Dourado”, dedicada a chamar a atenção para o câncer infantojuvenil, destacando a necessidade de um diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam essa luta. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que entre 2023 e 2025 ocorrerão no Brasil, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de idade.

Diante deste cenário, a Make-A-Wish® Brasil, organização dedicada a realizar sonhos de crianças com doenças graves, reforça seu compromisso de proporcionar experiências transformadoras por meio de um sonho realizado. A pesquisa “Impacto do Sonho” publicada pela Make-A-Wish® America em 2022 mostra que 9 em cada 10 crianças em tratamento relatam que a jornada do sonho trouxe alívio do estresse traumático da doença e tratamento e 100% dos profissionais de saúde relataram que a jornada do sonho melhorou o bem-estar emocional da criança e da equipe médica responsável, além de aumentar a adesão ao tratamento após saber que realizaria um sonho.

“As jornadas de sonho, conforme conduzidas pela Make-A-Wish® Brasil, podem ajudar as crianças a superar as suas próprias limitações, as famílias a superar a ansiedade e comunidades inteiras a sentirem alegria. Não se trata de um presente passageiro, mas de uma experiência cuidadosamente planejada, projetada para complementar o tratamento médico de uma criança e dar-lhe a esperança, a força e a alegria de que necessita para combater a sua doença”, afirma Thais Bernardini, Diretora-Executiva da Make-A-Wish® Brasil.

Em seus quase 15 anos no país, a Make-A-Wish® Brasil já realizou quase 3.500 sonhos dos mais variados. “Há três anos eu tive a pior notícia da minha vida: a doença da minha filha Anna. Hoje estamos aqui na praia, rodeada de amor e carinho por pessoas que não nos conhecem e, estar aqui não é só uma viagem para a praia, é a realização de um sonho e a cura de algumas feridas causadas pela vida. Hoje nós temos a certeza de que sim, nós podemos voltar a sonhar e realizar”, conta a mãe da Anna, criança que teve o sonho de conhecer a praia realizada pela Make-A-Wish® Brasil em maio deste ano.

Cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curadas se diagnosticados precocemente e tratados de acordo com um protocolo integrativo num centro pediátrico especializado.

Compartilhar:

  • Data: 13/09/2023 03:09
  • Alterado: 13/09/2023 03:09
  • Redação
  • Make-A-Wish® Brasil









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados