Sessão pipoca em Diadema promove reflexão sobre as diferenças
“O Milagre de Anne Sullivan” narra a história de uma menina cega, surda e muda, que é instruída a se adaptar ao mundo ao seu redor; exibição faz parte da programação de aniversário da Biblioteca de Inclusão Nogueira
- Data: 12/06/2024 13:06
- Alterado: 12/06/2024 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
“É a melhor forma de passar meu aniversário: com pipoca, refrigerante e muito conhecimento”, conta Melissa, de 10 anos, sobre a Sessão Pipoca, que exibiu o filme “O Milagre de Anne Sullivan”, nesta terça-feira (11/06), na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (BIIN), em Diadema. O evento faz parte da programação cultural de 20 anos do local, que promove atividades de 10 a 14 de junho.
A bibliotecária do equipamento, Angelina dos Santos, explica como o filme se relaciona com a proposta da biblioteca. “O longa conta a história de Anne Sullivan, uma professora que tenta fazer com que sua aluna cega, surda e muda, Helen Keller, se adapte ao mundo à sua volta”, afirma. “Decidimos passá-lo aqui para a comunidade, porque se encaixa com todas as dinâmicas e a proposta dessa unidade, que virou referência no atendimento às pessoas com deficiência nesses últimos 20 anos”, complementa Angelina.
Daiane Januário, de 42 anos, destaca a relevância da atividade não apenas como entretenimento, mas sim como educação para inclusão. “É muito necessário mostrar um filme desses a essa nova geração de adolescentes e adultos que está vindo”, explica. “Todos nós precisamos aprender a lidar com as diferenças e ajudar quem precisa desde pequenos. Isso que é viver em sociedade”, completa.
Adriana Fidelis, de 39 anos, trouxe companhia para essa tarde diferente. “Minha filha praticamente me arrastou até aqui. As férias estão chegando e nem sempre temos tempo para passar com nossos filhos”, compartilha. “É uma forma de se divertir e aprender ao mesmo tempo!”, finaliza.
Histórico
A Biblioteca Nogueira surgiu, em 1992, como uma sala no Centro Cultural Nogueira e, como um diferencial, recebeu o acervo em Braille já existente na Biblioteca Olíria Campos Barros. Em 2001, o Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) da Secretaria de Educação de Diadema recebeu um prêmio por sua atuação na área pedagógica com as pessoas com deficiência. Essa vitória deu origem à criação de uma Biblioteca Braille localizada no Vila Nogueira, por conta da proximidade à linha de trólebus e, consequentemente, ao fácil acesso da população.
O prédio antigo foi demolido e ampliado para 440m². Em 16 de junho de 2004 foi inaugurado como Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e vem atuando na prestação de serviços para o público portador de deficiências, por meio de eventos ligados à literatura e às oficinas culturais. Em 2023, a biblioteca foi eleita em uma pesquisa realizada em 2021 e 2022 pela doutora em história e pesquisadora do Museu de Artes de São Paulo (MASP), Mariana Oliveira Arantes, o equipamento cultural mais acessível entre 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Serviço
10 a 14 de junho de 2024
Aniversário de 20 anos da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (BIIN)
Local: Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira
Programação
12/06 – Quarta-feira
14h – Sarau BIIN junino
13/06 – Quinta – feira
10h e 13h30 – Sessão pipoca para crianças – filme com tradução e interpretação em Libras
14/06 – Sexta–feira
9h – Exibição de vídeo-depoimento dos frequentadores da BIIN
10h – Mesa-redonda: “Da biblioteca ramal à Biblioteca Interativa” – com Prof. Dr. Edmir Perrotti e Profa. Dra. Ivete Pieruccini (ECA-USP), mediação de Sônia Bertolani
13h30 – Apresentação artística com oficinandos de Libras
14h – Relato de Experiência: “Dos livros a formação de multiplicadores” – com Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos, mediação de Angelita Garcia
15h – “Bibliotecas e Acessibilidade cultural: avanços e desafios além do livro”, com Mariana Oliveira Arantes (Roteiro Cultural Acessível), participação do GT FEBAB Bibliotecas Inclusivas, mediação de Angelita Garci
16h – Confraternização com bolo de aniversário (aqui é geral ou só para quem frequenta a biblioteca?)