São Paulo Evento

Sesc São Paulo na Semana Mundial do Brincar 2024 

Com mais de 150 atividades gratuitas em diversas unidades na capital, interior e litoral do estado, a ação convida o público a refletir sobre a importância de criar oportunidades para que as crianças possam brincar

  • Data: 15/05/2024 13:05
  • Alterado: 15/05/2024 15:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo
samba-de-roda

Samba de roda da Nega Duda, no Sesc Avenida Paulista, dias 25 e 26/5

Crédito:Aline Capobianco

Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar – ação promovida pela Aliança pela Infância. A programação acontece em 36 unidades do Sesc no estado de São Paulo e conta com mais de 150 atividades, todas gratuitas, que visam fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância.

Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, a programação convida o público a dar as mãos e ter a oportunidade de conviver, olhar, compartilhar suas brincadeiras, emoções e conhecimentos, na dinâmica dos trabalhos em grupo. A roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de tantas manifestações culturais que estão presentes nas memórias de infância dos adultos e os convidando para construir um futuro mais afetivo para as próximas gerações.

São mais de 150 atividades gratuitas – entre espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows – que buscam aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica, apontando a importância do brincar.

No Sesc 14 Bis, o espetáculo da Cia. Fabulinhando, Histórias fantásticas sobre o Nordeste brasileiro, traz, nos dias 26/5 e 2/6, três contadores de histórias que viajam para a casa da avó no sertão nordestino em busca de uma botija repleta de tesouros e precisam da ajuda do público para encontrar o objeto perdido.

No dia 30/5, a Cia. Histórias de Brincar apresenta o show Ciranda do Peixe Voador no Sesc Casa Verde. Em uma grande brincadeira coletiva, o público irá navegar pelas origens da ciranda, passeando por diferentes músicas e histórias.

No Sesc Interlagos, todas as famílias têm a oportunidade de construir brinquedos manuais como barangandã, currupio e ioiô na oficina Brinquedos circulares, às quintas e sábados, de 25/5 a 1/6.

A vivência Samba gigante para gente miúda reverencia, às quintas e domingos, de 26/5 a 2/6 no Sesc Guarulhos, grandes mulheres do samba como Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Clara Nunes, com Lu Santana e convidadas.

Nas unidades Casa Verde – dias 25 e 26/5; Santana – de 28 a 31/5; e Jundiaí – de 26/5 a 2/6, a Cia. Caruru apresenta Xirê brincante: africanidades e brasilidades em roda, atividade em que as crianças vão brincar, circulando pelas culturas negras, e descobrindo brincadeiras de roda do brasil e do continente africano.

No Sesc Araraquara, dias 30 e 31/5, o grupo de artes Dyroá Bayá propõe Grafismo para bebês, uma grande roda para descobrir e experimentar um pouco da cultura dos povos indígenas e suas conexões com a ancestralidade.

Já no Sesc São Carlos, de 29/5 a 2/6, a vivência Brincadeiras ancestrais, com o Coletivo FestErê, oferece a oportunidade de crianças e adultos brincarem juntos a partir de estímulos trazidos pelo livro “Afrofuturo Ancestral do Amanhã”.

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Sesc na Semana Mundial do Brincar 2024 – Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar

25 de maio a 2 de junho de 2024

Unidades da capital e grande São Paulo: 14 Bis, 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André, São Caetano e Vila Mariana.

Unidades do interior e litoral: Araraquara, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Thermas de Presidente Prudente.

Sesc TV

Acesse a programação completa em: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 01:05
  • Alterado: 15/05/2024 03:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados