Sesc São Caetano apresenta Exposição Contos de Papel

Histórias que fazem parte da infância de quase todos nós e despertam medo e alumbramento a um só tempo revelam terreno fértil e fecundo para desdobramentos narrativos infinitos, sem perder o viço. Os contos de fadas exercem um grande fascínio em crianças e adultos. Sobrevivendo ao tempo, estão presentes em quase toda cultura ocidental e […]

  • Data: 11/10/2013 17:10
  • Alterado: 11/10/2013 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano apresenta Exposição Contos de Papel

Crédito:

Você está em:

Histórias que fazem parte da infância de quase todos nós e despertam medo e alumbramento a um só tempo revelam terreno fértil e fecundo para desdobramentos narrativos infinitos, sem perder o viço.

Os contos de fadas exercem um grande fascínio em crianças e adultos. Sobrevivendo ao tempo, estão presentes em quase toda cultura ocidental e podem ser considerados pontes a mundos outros que ampliam a dimensão dos desejos infantis, ao mesmo tempo em que contemplam os grandes mistérios existenciais. Estes contos clássicos apresentam à criança um mundo já percebido e intuído que mostra que a natureza humana não é essencialmente boa, que conflitos existem, e tal experiência ajuda a lidar com os medos e o senso de individualidade.

Equilibrando (ou não) conflitos, tais histórias, que pertencem à tradição oral e sobrevivem por meios dos livros com palavras e ilustrações, permitem encontros de gerações, denominador comum entre pais e filhos, e suscitam diálogos de ponderação dos efeitos da história.

Sendo os contos clássicos base fecunda para a imaginação que recria a sua energia narrativa a cada “recontar”, o Sesc propõe, com o projeto Contos de Papel, produzir ressonâncias por meio da maneira de contar e ilustrar os contos ou seus personagens.

Das ilustrações de Juliana Bollini, vindas de cenários delicados feitos com papel, ou dos Fabulosos Armários, criados pelos artistas Juliana Notari e Fabio Supérbi, surgem significados e ressignificados, em meio a bruxas e princesas, onde encontramos e enfrentamos nossos temores para poder encontrar o caminho de volta pra casa.

Sesc São Caetano
Programação:
CONTOS DE PAPEL
Contos de papel que fazem parte de nosso imaginário

EXPOSIÇÃO
O papel nos contos de fadas
14/10 a 14/12. Segunda a sábado, dàs 9h às 21h
Serão expostos bonecos e ilustrações da artista plástica Juliana Bollini, utilizando técnicas variadas, mas sendo o papel o material principal. Formada em Artes Visuais em Buenos Aires, Argentina. Trabalha com modelagens e recortes. Em 2012 participou da Mostra Internazionale dell’Illustrazione per l’Infanzia de Sarmede, na Itália. E o livro “Papai é meu!”, ilustrado por Bollini, ficou entre os 30 melhores livros infantis da revista Crescer.

INSTALAÇÃO
Armários fabulosos
14/10 a 14/12. Segunda a sábado, dàs 9h às 21h
Composta por quatro instalações cênicas interativas com adaptações de contos clássicos: O Pequeno Polegar (Charles Perrault), A Roupa Nova do Rei (Hans Christian Andersen), João e Maria e Branca de Neve (Irmãos Grimm). Trata-se de pequenos teatros em movimento construídas dentro de armários antigos que remetem outro tempo. A abertura das portas dos armários simboliza, para os adultos, uma volta ao passado e, para as crianças, uma descoberta dessas antigas histórias. Criados pelos artistas Juliana Notari e Fabio Supérbi.

SERVIÇO:
Contos de Papel
De 14 de Outubro a 14 de Dezembro de 2013
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Ingressos: Grátis
Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – SCS
Telefone para informações: (11) 4223-8800

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/10/2013 05:10
  • Alterado:11/10/2013 17:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados