Sesc Santo André convida as crianças – e famílias – a navegarem no oceano da literatura

Aos sábados, série de vídeos “Histórias Para Navegar” integra conteúdo digital que busca aproximar os pequenos dos livros

  • Data: 19/02/2021 20:02
  • Alterado: 19/02/2021 20:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André
Sesc Santo André convida as crianças – e famílias – a navegarem no oceano da literatura

Crédito:Anderson Novais

Você está em:

Em tempos normais, a intervenção literária da atividade “Histórias para Navegar” preenchia os espaços da unidade com um barco-livro e um longo tecido azul, que transformavam o local em um oceano de palavras e convidava os pequenos a navegarem nas histórias.

Com a pandemia, a ação teve de se reinventar. Agora, as contações são feitas por meio de vídeos, mas mantém o objetivo de aproximar, de forma lúdica, a criança dos livros e de despertar o gosto pela leitura, a troca de saberes, afetos e despertar a curiosidade pela literatura.

O projeto “Histórias para Navegar”, série de vídeos idealizada por Andrea Lopes e Janaina Brizolla, traz em sua embarcação muitas histórias afetivas que serão contadas de forma poética e sensível. Serão três vídeos, um por semana, publicados no Youtube, aos sábados às 16h30, no canal do Sesc Santo André.

No dia 20 de fevereiro, Mil e Uma Estrelas, de Marilda Castanha, abre a atividade. No dia 27 de fevereiro é a vez da história Grão, de Carla Kinzo. E, para finalizar, no dia 06 de março, tem o livro Guaynê Derrota a Cobra Grande: uma História Indígena, de Tiago Hakiy. 

CONVIDADAS

Andrea Lopes – Formada pelo Indac, trabalha no Projeto Fábricas de Cultura de Tiradentes, como educadora de teatro, e participa dos projetos “Casco de Tartaruga” e “Histórias para Navegar”, como mediadora de leitura. É autora do livro infantil “O menino dos pés de barro”.

Janaina Brizolla – Bacharel em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, é integrante do grupo “As Doloridas de palhaçaria feminina e narrativas”. Atua também como educadora de Leitura da Biblioteca Fábrica de Cultura – Cidade Tiradentes.

+ PROGRAMAÇÃO “PRA TODAS AS FAMÍLIAS”

Todos os sábados, às 16h30, o canal do Sesc Santo André no Youtube disponibiliza novos conteúdos para todas as famílias.

CIRCO

Pelo Buraco da Fechadura

Com Cia Suno

Episódios disponíveis no Youtube do Sesc Santo André. Acesse aqui!

Sinopse: Os palhaços Sanduba e Fiorella, da Cia. Suno, fazem de sua própria casa um grande espaço para diversão. O público é convidado a espiar pelo buraco da fechadura o que acontece no interior dela durante a quarentena. Os cômodos de casa se tornam o picadeiro para shows repletos de técnicas e truques circenses, executados com objetos do cotidiano.  Cadeiras, travesseiros, panos de pratos, bandejas, xícaras, garrafas, copos e jarras são alguns dos objetos utilizados para divertir e impressionar o público em um universo fantástico de animação e circo.

Sorridentes

Com Rué La Companhia

Episódios disponíveis no Youtube do Sesc Santo André. Acesse aqui!

Sinopse: Em SorriDentes, a plateia é surpreendida por Zóim e Trankera, um palhaço e uma palhaça que se preparam para uma grande apresentação artística. Entre números musicais e gags cômicas, os palhaços interagem com a plateia virtual e, quando o show está prestes a começar, Zóim se queixa de dor de dente. A partir daí, passa a entender a importância de manter a boca saudável, já que é com ela que comemos, beijamos, falamos com as pessoas e sorrimos. E nada melhor que um palhaço para falar sobre o sorriso que traz bem estar, saúde, conforto, qualidade de vida e felicidade. Por meio da arte da palhaçaria – e regidos por músicas narrativas na sanfona -, a dupla diverte a plateia ao mesmo tempo que fala sobre a importância do riso na vida das pessoas. 

BRINCADEIRAS

Brincar em Casa

Com os Educadores em Atividades Infantojuvenis do Sesc Santo André

Episódios disponíveis no Youtube do Sesc Santo André. Acesse aqui!

Sinopse: Dicas de brincadeiras, jogos, teatro, música e contação de histórias! Tudo para as crianças brincarem e se divertirem sem precisarem sair de casa!  Aos sábados, teremos parlendas, quadrinhas, trava línguas e brincadeiras com materiais acessíveis, propícias para o verão!

Adoleta ou adotela: onde a brincadeira acontece?

Com os Educadores em Atividades Infantojuvenis do Sesc Santo André

Publicações disponíveis no Instagram e Facebook do Sesc Santo André

Sinopse: Em referência a uma brincadeira infantil e às telas onde as crianças se concentram atualmente por conta da pandemia, “Adoleta ou Adotela” é uma ação nas redes que propõe a oferta de dicas de conteúdos infantis para serem aproveitados nas telas, mas também para além delas.

SERVIÇO

Histórias para navegar

Com Andrea Lopes e Janaina Brizolla

Dias 20 e 27/2 e 06/3, sábados, às 16h30, no YouTube do Sesc Santo André

Compartilhar:










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados