Brasil - Mundo Acontece

Servidoras do Mapa são homenageadas em SP pela Receita por atuação em comércio exterior

Reconhecimento ocorreu durante evento na Fiesp que tratou da facilitação do comércio no Estado de São Paulo; elas atuam nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos

  • Data: 13/09/2023 16:09
  • Alterado: 13/09/2023 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: SFA-SP
homenagem

Crédito:SFA-SP

Duas servidoras do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) foram homenageadas nesta terça (12) pela Receita Federal e pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp-SP) pelas “contribuições notáveis” ao comércio exterior. Sandra Kunieda de Alonso e Rita de Cássia Lourenço chefiam a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, respectivamente.

A homenagem ocorreu durante a reunião regional das Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac) das quatro alfândegas de São Paulo e do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex-SP). O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O coordenador-geral do Vigiagro, Fábio Florêncio, e o chefe do Serviço Regional de Gestão do Vigiagro da região sudeste, Celso Gabriel Herrera Nascimento, acompanharam a reunião.

O Vigiagro é vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa e é responsável pelas atividades de controle e fiscalização das operações de comércio internacional envolvendo produtos de interesse agropecuário. Entre eles, estão animais, vegetais, insumos, produtos de origem animal e vegetal, embalagens e suportes de madeira importados, exportados e em trânsito internacional (incluindo bagagens). A ação dos auditores fiscais do órgão tem sido fundamental para evitar que doenças ausentes no Brasil ultrapassem as fronteiras.

O superintendente adjunto da 8ª região fiscal da Receita Federal do Brasil, Fabiano Coelho, parabenizou Florêncio pelas “duas mais expressivas lideranças femininas” com as quais ele já trabalhou. “São duas mulheres fantásticas e parte dos louros e do brilho do seu time se deve ao trabalho exemplar que elas fazem”, afirmou.

APOIO

Após a reunião na Fiesp, toda a equipe do Vigiagro em São Paulo, incluindo também o chefe da vigilância no Porto de Santos, André Okubo; a chefe do setor de suporte regional, Nathalia Miyuki Saito; e o chefe dos portos secos e Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros da região metropolitana de SP, Fábio de Carvalho Sousa, estiveram na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP). Eles foram recebidos pelo superintendente Guilherme Campos e por chefes de serviços do Mapa em São Paulo.

Guilherme ofereceu o apoio da SFA-SP ao Vigiagro, que atualmente tem uma estrutura que responde diretamente a Brasília. Ele ouviu as solicitações dos servidores e disse que levará as demandas ao ministro Carlos Fávaro e sua equipe.

Compartilhar:

  • Data: 13/09/2023 04:09
  • Alterado: 13/09/2023 04:09
  • Redação
  • SFA-SP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados