Sérgio Sant’Anna ganha homenagem no site do Itaú Cultural
Autor de livros de poesia, contos, romances e peças teatrais, o escritor tem suas obras refletidas em texto exclusivo do professor e autor Gilberto Martins
- Data: 31/10/2021 15:10
- Alterado: 31/10/2021 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Sérgio Sant’Anna
Crédito:Bel Pedrosa - Companhia das Letras
No dia 30 de outubro (sábado), Sérgio Sant’Anna (1941-2020) completaria 80 anos e o Itaú Cultural preparou um material especial em seu site www.itaucultural.org.br. Encomendado excepcionalmente para essa efeméride, um texto escrito pelo professor e autor Gilberto Martins faz uma homenagem ao legado deixado pelo escritor carioca. Para escrever a matéria intitulada O Monstro e sua Junk-Box, Martins faz uma reflexão através de trechos extraídos do livro O conto não existe, que reúne textos não ficcionais de Sant’Anna, e A dama de branco, lançado meses depois de sua morte.
“Como é recorrente nas narrativas do autor, o propósito anunciado da escrita é registrar e apresentar sumariamente os fatos mais importantes da trajetória do protagonista, como se tudo se passasse no teatro, para onde saem e de onde voltam intermitentemente os personagens-atores”, analisa Gilberto Martins.
“Entretanto, como também é costumeiro nos desdobramentos do projeto estético investigativo-experimental de Sérgio, tal intento falha, desvia-se ou simplesmente fracassa”, diz. “Assim, a tarefa concretizada assume uma das tantas formas de (ir)realização do impossível que constituem sua obra”, completa o autor. O texto completo fica disponível no site do Itaú Cultural no dia 30 de outubro.
Podcast
Autor de livros marcantes, entre eles Confissões de Ralfo, O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro e O Voo da Madrugada, Sérgio Sant’Anna também teve duas de suas obras adaptadas para o cinema. Enquanto o livro A Senhorita Simpson foi contado no filme Bossa Nova (2000), do cineasta Bruno Barreto, o romance Um Crime Delicado (2015) se tornou um longa-metragem de drama nas mãos do diretor Beto Brant.
Essas e outras obras foram comentadas pelo próprio autor em sua participação no podcast do Itaú Cultural, Escritores-Leitores. Com a proposta de tratar da relação de escritores com seus personagens – como leitor e na função de criador, o programa ouviu de Sérgio Sant’Anna quais são seus personagens preferidos em seu papel de leitor. Já como autor, conta como criou os personagens de sua literatura. O programa completo está disponível em https://www.itaucultural.org.br/sergio-sant-anna-escritores-leitores.
A literatura durante e pós a pandemia
Vítima da Covid19, Sérgio Sant’Anna entra na lista de grandes perdas para a literatura brasileira durante esta pandemia que já levou grandes personalidades da cultura no país. Em entrevista concedida para o site do Itaú Cultural, em julho de 2020, seu filho André Sant’Anna, também escritor, falou sobre como tem sido a vivência deste momento e sobre o que permanece após o falecimento de seu pai.
A publicação, que também trata sobre a nova adaptação de escritores, livrarias e eventos literários durante o período pandêmico, está disponível em:
https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/escrever-nova-pagina-literatura-durante-apos