Sérgio Sant’Anna ganha homenagem no site do Itaú Cultural

Autor de livros de poesia, contos, romances e peças teatrais, o escritor tem suas obras refletidas em texto exclusivo do professor e autor Gilberto Martins

  • Data: 31/10/2021 15:10
  • Alterado: 31/10/2021 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Sérgio Sant’Anna ganha homenagem no site do Itaú Cultural

Sérgio Sant’Anna

Crédito:Bel Pedrosa - Companhia das Letras

Você está em:

No dia 30 de outubro (sábado), Sérgio Sant’Anna (1941-2020) completaria 80 anos e o Itaú Cultural preparou um material especial em seu site www.itaucultural.org.br. Encomendado excepcionalmente para essa efeméride, um texto escrito pelo professor e autor Gilberto Martins faz uma homenagem ao legado deixado pelo escritor carioca. Para escrever a matéria intitulada O Monstro e sua Junk-Box, Martins faz uma reflexão através de trechos extraídos do livro O conto não existe, que reúne textos não ficcionais de Sant’Anna, e A dama de branco, lançado meses depois de sua morte. 

“Como é recorrente nas narrativas do autor, o propósito anunciado da escrita é registrar e apresentar sumariamente os fatos mais importantes da trajetória do protagonista, como se tudo se passasse no teatro, para onde saem e de onde voltam intermitentemente os personagens-atores”, analisa Gilberto Martins. 

“Entretanto, como também é costumeiro nos desdobramentos do projeto estético investigativo-experimental de Sérgio, tal intento falha, desvia-se ou simplesmente fracassa”, diz. “Assim, a tarefa concretizada assume uma das tantas formas de (ir)realização do impossível que constituem sua obra”, completa o autor. O texto completo fica disponível no site do Itaú Cultural no dia 30 de outubro. 

Podcast  

Autor de livros marcantes, entre eles Confissões de RalfoO Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro e O Voo da Madrugada, Sérgio Sant’Anna também teve duas de suas obras adaptadas para o cinema. Enquanto o livro A Senhorita Simpson foi contado no filme Bossa Nova (2000), do cineasta Bruno Barreto, o romance Um Crime Delicado (2015) se tornou um longa-metragem de drama nas mãos do diretor Beto Brant.  

Essas e outras obras foram comentadas pelo próprio autor em sua participação no podcast do Itaú Cultural, Escritores-Leitores. Com a proposta de tratar da relação de escritores com seus personagens – como leitor e na função de criador, o programa ouviu de Sérgio Sant’Anna quais são seus personagens preferidos em seu papel de leitor. Já como autor, conta como criou os personagens de sua literatura. O programa completo está disponível em https://www.itaucultural.org.br/sergio-sant-anna-escritores-leitores. 

A literatura durante e pós a pandemia 

Vítima da Covid19, Sérgio Sant’Anna entra na lista de grandes perdas para a literatura brasileira durante esta pandemia que já levou grandes personalidades da cultura no país. Em entrevista concedida para o site do Itaú Cultural, em julho de 2020, seu filho André Sant’Anna, também escritor, falou sobre como tem sido a vivência deste momento e sobre o que permanece após o falecimento de seu pai. 

A publicação, que também trata sobre a nova adaptação de escritores, livrarias e eventos literários durante o período pandêmico, está disponível em: 

https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/escrever-nova-pagina-literatura-durante-apos 

Compartilhar:

  • Data: 31/10/2021 03:10
  • Alterado:31/10/2021 15:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados