Sergio Perez consegue sua primeira vitória na Fórmula 1
Com erros da Mercedes, Russell termina em 9º
- Data: 06/12/2020 17:12
- Alterado: 06/12/2020 17:12
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Twitter
Foi uma corrida de primeiras vezes. Primeira corrida da temporada sem o campeão Lewis Hamilton, primeiro ponto marcado por Russell no campeonato de pilotos, primeira vitória de Sergio Perez na Fórmula 1 em dez anos, primeiro pódio da carreira de Ocon. Primeira corrida de Pietro Fittipaldi na categoria.
Além disso, foi uma corrida de muitas emoções. Logo na largada, Leclerc (Ferrari) errou, encostou em Perez (Racing Point) e sobrou para Verstappen (RBR). Com alguns segundos de competição, dois grandes personagens em potencial já estavam fora, Leclerc e Verstappen. Perez foi parar nas últimas posições, mas continuou na corrida. Entre as Mercedes, Bottas (Mercedes) largou mal e Russell (Mercedes) assumiu a ponta. Safety Car na pista.
Tudo parecia correr normalmente, até a volta 61, quando Aitken (Williams) bateu e derrubou a asa no meio da pista. A corrida então entrou com Safety Car Virtual. Começou então, uma série de erros da Mercedes. Russell e Bottas pararam ao mesmo tempo. Na parada de Bottas houve um problema na troca do pneu dianteiro esquerdo, levando 27 segundos parado. Logo depois, Russell foi chamado novamente aos boxes por estar com o conjunto errado de pneus. A dupla da Mercedes voltou na quarta e quinta posições, com Bottas na frente.
Faltando pouco mais de 20 voltas para o final da corrida, Russell começou uma recuperação fantástica e pulou da quinta para a segunda posição em um flash, começando a perseguição a Perez, que fez uma bela corrida de recuperação e herdara a primeira colocação. Ao mesmo tempo, Bottas perdeu quatro posições, também rapidamente. Só que Russell foi chamado novamente aos boxes, por um furo no pneu. Voltou na 15ª colocação.
Daí para frente, faltando poucas voltas para o fim, restou a Russell fazer uma recuperação relâmpago, terminando com a 9ª posição, e marcando o ponto da volta mais rápida.
Ufa! Depois de tanto movimento, o pódio terminou assim: Perez em primeiro, Ocon (Renault) em segundo e Stroll (Racing Point) em terceiro. Muitas lágrimas e muita festa para os três primeiros e para a equipe Racing Point, que colocou os dois pilotos no top 3. Em quarto, Sainz (Mclaren), seguido por Ricciardo (Renault) em quinto, Albon (RBR) em sexto, Kvyat (AlphaTauri) em sétimo. Logo atrás, os carros da Mercedes, com Bottas a frente. Fechando a zona de pontuação, Norris (Mclaren) com a décima posição. O estreante Pietro Fittipaldi ficou com o último lugar. Após a corrida ainda será investigado o incidente do conjunto de pneus de Russell, se for confirmado ele ter corrido com pneus mistos, ele será desclassificado.
A próxima corrida é a última do ano, o GP de Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro.
CURIOSIDADES
– Primeira vitória de Sérgio Perez em dez anos;
– Os dois pilotos da Racing Point conseguiram pódio;
– Primeiro pódio de Ocon;
– Os dois estreantes da Fórmula 1, Aitken e Fittipaldi, terminaram em 16º e 17º
Ordem de chegada:
- Perez (Racing Point)
- Ocon (Renault)
- Stroll (Racing Point)
- Sainz (Mclaren)
- Ricciardo (Renault)
- Albon (RBR)
- Kvyat (AlphaTauri)
- Bottas (Mercedes)
- Russell (Mercedes)
- Norris (Mclaren)
- Gasly (AlphaTauri)
- Vettel (Ferrari)
- Giovinazzi (Alfa Romeo)
- Raikkonen (Alfa Romeo)
- Magnussen (Haas)
- Aitken (Williams)
- Fittipaldi (Haas)
FORA
Leclerc (Ferrari)
Verstappen (RBR)
Latifi (Williams)
Pole Position: Bottas
Volta mais rápida: Russell
Piloto do dia: Russell
GP de Sakhir, Bahrein