Santo André Meio Ambiente

Semasa amplia locais para recebimento de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto

População poderá descartar estes materiais em mais ecopontos, trazendo mais comodidade aos munícipes

  • Data: 02/05/2022 16:05
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa
Semasa amplia locais para recebimento de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto

Semasa amplia locais para recebimento de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto

Crédito:Divulgação/Semasa

Com o objetivo de facilitar o descarte de resíduos de poda de vegetação e telhas de amianto, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passou a oferecer o recebimento destes materiais em mais Estações de Coleta a partir desta segunda-feira (2).

Chamados também de resíduos verdes, a poda de vegetação poderá ser descartada em mais sete locais, nos ecopontos Cerquilho, Grajaú, Irene, Loreto, Sacadura Cabral, Utinga e Paranapiacaba. Antes, apenas quatro equipamentos estavam preparados para fazer o recebimento destes resíduos – Estações Ipanema, Erechim, Bom Pastor e Antonina.

No caso das telhas e caixas d’água de amianto, cinco novas Estações de Coleta passarão a recolher estes resíduos dos munícipes: Cata Preta, Cerquilho, Paraíso, Ipanema e Sorocaba, totalizando sete ecopontos na cidade (contando com as Estações Antonina e Bom Pastor).

O amianto, em especial, é um material nocivo à saúde, tendo sido classificado como cancerígeno. A sua fabricação é proibida no Brasil desde 2017, mas muitas residências ainda contam com construções que possuem este tipo de produto – em telhados e em caixas d’água, principalmente. Assim, para prover um descarte ambientalmente correto a estes produtos, o Semasa ainda os recebe nas Estações de Coleta e os encaminha para um aterro industrial.

Em 2021, a população descartou quase 110 toneladas de amianto e outras 687 toneladas de podas de vegetação nos ecopontos andreenses. Em qualquer uma das 20 Estações de Coleta e, inclusive para estes dois tipos de resíduos, o limite para descarte é de um metro quadrado de resíduos por mês (ou o equivalente a dez sacos de lixo de 100 litros) e o serviço pode ser utilizado apenas por moradores da cidade, por isso, caso o veículo utilizado pelo munícipe não tenha placa de Santo André, ou possua placa padrão Mercosul, é necessário apresentar comprovante de residência. Os endereços e horários de funcionamento das Estações de Coleta estão disponíveis em http://bit.ly/EstacoesColeta.

Compartilhar:

  • Data: 02/05/2022 04:05
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Paloma Alvarez Alonso
  • Semasa









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados