Semana Mundial do Brincar envolve estudantes da Educação Infantil de Diadema
Ação promovida pela Aliança pela Infância vai mobilizar 79 escolas e cerca de 15 mil estudantes da rede municipal de ensino
- Data: 23/05/2024 13:05
- Alterado: 23/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito: Pedro Roque
Entre 25 de maio e 2 de junho, cerca de 15 mil estudantes de 79 escolas de Educação Infantil de Diadema estarão participando da 15ª edição da “Semana Mundial do Brincar”. A campanha é promovida, todos os anos, pela organização internacional Aliança pela Infância para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar nessa fase da vida. Durante essa semana, a proposta é que qualquer pessoa ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores, em praças e parques públicos, escolas, centros culturais, teatros municipais e universidades públicas, entre outros.
Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, a iniciativa este ano convida para atividades como cirandas, brincadeiras de roda, danças circulares e manifestações populares que se utilizem da formação da roda ou círculo, levando em consideração as brincadeiras que fazem parte da cultura lúdica de cada território. O município de Diadema está inscrito no projeto e já envolveu as escolas por meio da mobilização de professores, incluindo a vivência e realização de brincadeiras que promovam o resgate das memórias da infância, durante as formações dos docentes; incentivo às escolas para que promovam brincadeiras nesse período que envolvam música e canto, brincadeiras tradicionais como pega-pega e esconde-esconde, além da ocupação e utilização de espaços públicos e próximos à natureza; e envolvimento das famílias durante as reuniões de pais, promovendo brincadeiras para sensibilizá-los em relação ao tema.
“Este ano, com a inscrição do município no site do Aliança pela Infância, vamos registrar as ações na cidade e ter mais visibilidade”, explica Mayara Portela, coordenadora pedagógica das creches conveniadas da Secretaria de Educação. “Estamos propondo que as escolas realizem atividades relativas ao tema, como jogos e brincadeiras com formação de círculos ou rodas, como dança das cadeiras, passa anel, adoleta, corre cotia, jogos de regras e de tabuleiros e jogos cooperativos. Mas, cada unidade é livre para criar suas próprias atividades”, completa. Ela acrescenta que o tema deste ano, “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, estimula as pessoas a darem as mãos, se olhar de frente de forma equânime. “Traz também a questão da ancestralidade, de se reunir em círculos para ouvir estórias dos mais velhos, compartilhar alimentos, se aquecer em torno de uma fogueira.”
Para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, a Semana do Brincar vem para conscientizar mais os adultos do que as crianças, já que estas já têm o hábito de brincar, naturalmente. “O evento faz os adultos entenderem que o brincar, para a criança, significa não só se divertir, mas aprender, se expressar, criar memórias afetivas. Uma semana como essa é positiva também para que os pequenos passem menos tempo em frente às telas de celular, TVs e tablets e brinquem com amigos e familiares.”
Todos brincando juntos
No encerramento da Semana do Brincar, as escolas serão convidadas a mostrar suas atividades e envolver toda a comunidade no evento “Diadema, Cidade do Brincar”. Em um só espaço, todas as brincadeiras das escolas, estudantes e suas famílias poderão ser realizadas em um grande compartilhamento de experiências. Vai ter piquenique e brincadeiras ao ar livre, como amarelinha, escorregador de papelão, barquinhos de papel, bolinha de sabão, brincadeiras de roda e queimada, entre outras. É um evento para toda a família e aberto ao público no dia 9 de junho, domingo, das 9h às 14h no Parque Pousada dos Jesuítas, na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, no Centro. Vem pra roda!