Saúde SP investe em ações de fortalecimento dos Núcleos de Prevenção de Violência

Portaria publicada em junho determina que todas as equipes de profissionais que compõem os NPV tenham um período mensal reservado a discussões e planejamento de atividades

  • Data: 17/07/2022 14:07
  • Alterado: 17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Saúde SP investe em ações de fortalecimento dos Núcleos de Prevenção de Violência

Violência

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estabeleceu novas regras para fortalecer as ações dos Núcleos de Prevenção de Violência (NPVs), que atuam no enfrentamento do problema e na assistência em saúde às vítimas.

De acordo com a portaria nº 383/2022, publicada em 28 de junho no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, a partir de agora todos os equipamentos de saúde devem reservar um período de ao menos seis horas mensais para que todos os profissionais que compõem os NPVs possam ter uma discussão elaborada sobre o planejamento de atividades, considerando as especificidades da demanda e da realidade local. Além disso, essas horas também devem ser dedicadas aos encaminhamentos e organização referentes às pessoas acolhidas pelos núcleos.

“Com essa portaria, podemos reservar um momento de estudo, que é crucial na articulação da área. Nos tempos atuais, isso é muito importante, pois precisamos dedicar uma energia específica para lidar com determinadas situações de violência, para oferecer o melhor acolhimento e assistência possíveis”, afirma Cássia Liberato Muniz Ribeiro, coordenadora da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência.

Segundo ela, entre os casos mais frequentes nos NPVs estão os de violência sexual infantil. Para acolher e resguardar as vítimas, os núcleos atuam em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Assistência ia e Desenvolvimento Social (SMADS), para avaliar quais ações serão tomadas com o objetivo de proteger cada criança.

Todos os equipamentos de saúde da cidade de São Paulo mantêm um núcleo com equipe multiprofissional, composta por no mínimo quatro trabalhadores da unidade de saúde, inclusive em locais geridos por entidades via contrato de gestão, termos de parceria, convênios ou acordos de cooperação técnica.

Compartilhar:

  • Data: 17/07/2022 02:07
  • Alterado:17/08/2023 00:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados