Saúde de Diadema alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia
Vacinação é fundamental para proteger a população de doenças como poliomielite, sarampo, meningite, rubéola, caxumba, entre outras
- Data: 31/07/2023 11:07
- Alterado: 31/07/2023 11:07
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
A partir deste semestre, o Ministério da Saúde (MS) realizará um grande movimento de estímulo à vacinação, com a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo da iniciativa é vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos para garantir a atualização das cadernetas com aplicação das vacinas de rotina de forma geral.
A ação faz parte de um compromisso de aumentar a cobertura vacinal no país, que vem sofrendo quedas ao longo dos últimos anos, causadas por multifatores, como explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins. “Infelizmente doenças que não circulavam mais estão voltando porque as pessoas estão deixando de se imunizar, seja por hesitação vacinal, por conta das fake news ou simplesmente porque esquecem de conferir a caderneta de vacinação devido os compromissos diários. Precisamos mobilizar tanto os profissionais da saúde, como a sociedade como um todo, para aumentar novamente os índices de vacinação para que possamos nos manter livre de doenças que podem deixar sequelas ou até mesmo levar à morte”.
A afirmação não é exagero e vem preocupando autoridades de saúde pública de todo o país diante de surgimento de casos confirmados de doenças como sarampo e meningite. O Ministério da Saúde também alerta que doenças como a poliomielite, rubéola e difteria podem voltar, se tivermos baixa cobertura vacinal.
Cristina alerta que os pais e/ou responsáveis precisam ficar atentos ao calendário de vacinação que o Ministério da Saúde tem divulgado por estado no site gov.br/multivacinacao e orienta que também busquem fontes confiáveis para se informar, como a página da Secretaria de Saúde dentro do portal da Prefeitura.
Além disto, ciente de que ter informação correta sobre saúde e as doenças e outros agravos é essencial para que cada pessoa possa adotar novos hábitos de vida e manter medidas individuais e coletivas de prevenção e controle, a SMS criou uma ferramenta, disponível aqui, para disseminar informações seguras e confiáveis sobre questões de saúde. A página será alimentada permanentemente pela equipe técnica da SMS, com apoio do time da Comunicação, e disponibilizará, para downloads materiais informativos que podem ser consultados e baixados pela população.
Diadema engajada
Assim como fez bonito na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, onde 94% da população alvo já completou o esquema vacinal primário, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), espera repetir o mesmo resultado e, para isso, está preparada para adotar várias estratégias, como vacinação em escolas, busca ativa dos faltosos, Dia D, uso de carro de som, entre outras.
O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, afirma que Diadema vai se juntar ao Ministério da Saúde nesse desafio. “Convocamos toda a população para se unir à nossa equipe e incentivar a vacinação. Se você tem um filho ou conhece alguém que tenha ou esteja na faixa etária da campanha, oriente a comparecer às nossas Unidades Básicas de Saúde com o cartão de vacinação. Os profissionais poderão conferir se há doses pendentes para serem aplicadas. Vacinar é um ato de amor, de carinho e um pacto coletivo pela saúde e bem-estar da comunidade”.