São Paulo realiza campanhas em apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

De empresas ao próprio Governo, entidades de todas as áreas estão se unindo a fim de enviar ajuda ao estado que vem sofrendo com enchentes e alagamentos; veja como ajudar

  • Data: 04/05/2024 10:05
  • Alterado: 05/05/2024 10:05
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC
São Paulo realiza campanhas em apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Crédito:Lauro Alves/Secom

Você está em:

A catástrofe climática que aflige o Rio Grande do Sul já contabiliza 56 mortes. Cerca de 281 municípios foram afetados deixando ao menos 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados.

O caos na região sul, tem mobilizado ações em diversas partes do Brasil, e não seria diferente com o Estado de São Paulo. Confira algumas das ações públicas e privadas realizadas até o momento:

Governo de São Paulo

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciam neste domingo (5) a uma campanha humanitária em prol das vítimas das recentes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A ação do Governo de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas.

As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto a partir das 8h deste domingo para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local. O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas.

Os produtos devem ser entregues com o lacre original para garantir a integridade e segurança durante o transporte e distribuição. Isso evita contaminação, vazamentos ou danos que possam comprometer a utilidade dos itens, assegurando que cheguem em boas condições às comunidades necessitadas. Além disso, a entrega lacrada facilita o controle de qualidade e permite uma distribuição mais organizada e eficiente dos recursos disponíveis.

Aeronaves

Aeronave SP - Rio Grande do Sul
Divulgação/Governo de São Paulo

Governo de São Paulo vai enviar duas novas aeronaves ao Rio Grande do Sul para reforçar o auxílio das forças de segurança paulistas no socorro às vítimas dos temporais que atingem o Estado.

O Águia 33 vai decolar neste sábado, às 9h, junto com dois pilotos, um mecânico e um enfermeiro. O modelo é utilizado em serviços de transporte aeromédico, com uma UTI médica e capacidade para transportar até sete pessoas.

Outra aeronave que embarca rumo ao sul é o Águia 24, com três pilotos, dois tripulantes operacionais e um mecânico. As aeronaves farão companhia ao Águia 12, que já está no local desde a quarta-feira (1º).

Equipes da Polícia Militar de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam para ajudar o Estado gaúcho na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.

Foram 45 policiais enviados aos locais atingidos, além de dois cães farejadores, 8 viaturas, 7 embarcações e duas aeronaves. Um avião King Air também foi colocado à disposição pela SSP-SP para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.

Fundo Social de Diadema

O Fundo Social de Solidariedade de Diadema faz um apelo de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. No momento, a contribuição financeira é mais viável porque o acesso rodoviário está muito difícil para que sejam enviados alimentos, roupas, entre outros.

Para viabilizar oficialmente as doações, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) disponibilizou a seguinte conta:

“PIX SOS Rio Grande do Sul”
Chave: CNPJ 92.958.800/0001-38

Núcleo de Inovação Social e Fundo Social de Solidariedade de Santo André

Santo André - Rio Grande do Sul
Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, está realizando uma campanha emergencial de arrecadação de itens para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Quem quiser ajudar pode levar sua doação para uma das cinco Lojas Solidárias do município, localizadas nos quatro shoppings da cidade (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e na Coop Queirós (Avenida Queirós dos Santos, 456 – Centro).

Entre os itens que podem ser doados estão roupas de cama, roupas do banho, cobertores e colchões, além de alimentos não perecíveis e água potável.

Outra forma de ajudar é utilizando o Pix do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da chave (CNPJ) 92.958.800/0001-38.

Pelo menos três caminhões já estão carregados em Santo André com donativos para serem enviados ao Rio Grande do Sul, com 250 colchões e lençóis, mil cobertores e materiais de limpeza como vassouras, rodos e baldes.

Grupo Bandeirantes

Band Abraça - Rio Grande do Sul

A campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), mobiliza todos os veículos do segundo maior conglomerado de mídia do Brasil.

Ao menos 30 profissionais estão envolvidos na cobertura, contando com os reforços dos jornalistas Felipe Vieira e Joana Treptow, de São Paulo, e Douglas Santucci, de Curitiba.

Os 43 canais, sendo 16 próprios, e as 149 emissoras que formam a maior rede de rádio do país, assim como as TVs por assinatura, também estão empenhados em apoiar a iniciativa disponibilizando um QR CODE ao longo da programação.

Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: [email protected]

Ou pelas contas:
– Bradesco – 237
Agência: 0087
C/C: 3582-3

– Itaú – 341
Agência: 0402
C/C: 17369-4

Havan

Havan - Troco Solidário

A Havan destinará todo o valor do Troco Solidário do mês de maio para as famílias atingidas pela enchente, no Rio Grande do Sul. A partir de sábado, 4, os clientes poderão fazer a doação em uma das 176 megalojas espalhadas nos 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Troco Solidário é realizado há anos pela Havan, onde o cliente pode doar o troco da compra ou outro valor que desejar e o dinheiro é destinado para entidades e projetos sociais das cidades onde a varejista possui lojas.

Além desta iniciativa em prol do Rio Grande do Sul, a Havan também disponibilizou os dois helicópteros da empresa para auxiliar a Defesa Civil do Estado gaúcho.

A nível nacional vale destacar as recentes ações do Ministério da Saúde, Conab e MDS.

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde - rio Grande do Sul
Ricardo Stuckert/PR

O Ministério da Saúde autorizou, nesta sexta-feira (3), o pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao Estado do Rio Grande do Sul. O repasse é fruto dos esforços do ministério, em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), para apoiar e prestar assistência aos municípios afetados pela tragédia climática.

A pasta também vai instalar o Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

Conab e MDS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estão mobilizados para efetuar uma compra inicial de 52 mil cestas de alimentos para ajudar as vítimas das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) já providenciou o empenho de R$ 8,39 milhões para viabilizar a compra.

Neste sábado (4), integrantes do governo estarão em Porto Alegre, conforme definido em reunião da Sala de Situação que foi estruturada, em Brasília, para acompanhar as ações de socorro e assistência aos atingidos pelas fortes chuvas no Estado. Entre as agendas, está a instauração do gabinete de crise do governo federal no Rio Grande do Sul.

Com informações de:
Agência Brasil
Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de Diadema
Prefeitura de Santo André
Grupo Bandeirantes
Havan
Ministério da Saúde
Conab e MDS

Compartilhar:

  • Data: 04/05/2024 10:05
  • Alterado:05/05/2024 10:05
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados