Empresas com foco nos pilares da sustentabilidade
CIESP SBC realizou no dia 28 de setembro a reunião plenária com o tema ESG nas Empresas
- Data: 03/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: CIESP SBC
Eduardo Mazurkyewistz
Crédito:Divulgação
É crescente a demanda das empresas por informações sobre o ESG – sigla em inglês que significa Meio Ambiente, Social e Governança. Introduzir práticas relacionadas a esses três pilares da sustentabilidade tornou-se urgente.
Consciente dessa demanda o CIESP SBC realizou no dia 28 de setembro a reunião plenária com o tema ESG nas Empresas.
O Diretor do Grupo ESG da entidade, Vitor Seravalli, explicou que em todo o mundo muita gente ainda entende as questões sociais com a visão assistencialista e as questões ambientais como responsáveis pela interrupção dos negócios, através de punições pelos erros ambientais.
“Embora a sigla ESG tenha surgido em 2004, somente há pouco tempo entrou na agenda das empresas e, por ser recente, é natural que ainda gere muitas dúvidas e até mesmo interpretações equivocadas. Por outro lado existem empresas que estão realmente evidenciando métricas incontestáveis de seu engajamento com ESG. Esse evento é o pontapé inicial de um grande projeto de discussão e reflexão sobre a prática.”, explicou.
O tema da primeira mesa foi Governança – Sucessão Empresarial e Liderança Sustentável, que trouxe os empresários Paulo Simões Junior da Ibravir e Marcos Miotto da Stringal, mediados pela especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas, Gisele Mírian.
Para Marcos Miotto a liderança sustentável é trabalhar de forma íntegra e correta: “Você conseguindo ser feliz, fazendo o seu melhor, ser der certo ou errado você não poderia ter feito mais, nem menos… Um dos nossos maiores orgulhos é a nossa integridade. A maior força é lutar por uma bandeira, que é a minha empresa. Você só dura 55 anos no mercado sendo correto, não tem outra maneira.”
Paulo Simões Júnior falou sobre a importância de se contar com uma rede de apoio ao assumir a liderança de uma empresa familiar: “Na passada de bastão, quando assumi a liderança da empresa, meu pai não estava mais na operação, mas estava na retaguarda. Quem me ajudou muito na operação foi a minha mãe. Sozinho é muito difícil, é bom ter alguém que te incentiva.” Ele também falou sobre a importância da integridade no mundo dos negócios: “É preciso ser uma pessoa integra. Caráter, hombridade, respeito, ajudam a manter o negócio de pé.
Na segunda mesa de discussões, Ana Manssour, fundadora e gestora do Verbo Mulher, trouxe números importantes sobre a participação feminina em cargos de gestão e liderança nas empresas: “Chorando ou não chorando, frágil ou não, não interessa, a mulher faz acontecer. Os números mostram que vale a pena contratar mulheres. As organizações que contam com mulheres na liderança têm resultado operacional de 48% a mais do que as que têm liderança masculina e 70% a mais de faturamento.”
Na ocasião Ana Manssour apresentou a pesquisa Mulheres na Indústria, com o objetivo conhecer melhor as mulheres que trabalham na e para a indústria da nossa região para termos mais proximidade e termos mais participação feminina dentro da entidade.
A última mesa trouxe o responsável pelo Sistema Corporativo de Gestão e Compliance Ambiental e Energia, Supervisor Executivo da VW do Brasil, Márcio Lima. Ele apresentou o programa global Zero Impact Factory, da VW. A iniciativa faz parte da estratégia global do Grupo VW, a Go To Zero, que prevê a neutralidade em emissão de CO2 em todas as suas fábricas até 2030
O programa Zero Impact Factory tem três etapas importantes: o primeiro passo é evitar o impacto ambiental o máximo possível desde o início, projetando novos processos com melhor eficiência . Em segundo lugar, reduzir efetivamente o impacto ambiental, adotando o uso de energias ambientalmente sustentáveis e materiais recicláveis, por exemplo. O terceiro passo são as ações para compensar os impactos causados ao meio ambiente pelas emissões de CO2.