São Bernardo sedia 2º Fórum Perinatal do Grande ABC
Evento, nesta quarta-feira (31), promovido pelas Secretarias de Saúde das sete cidades da região será realizado a partir das 13h no campus da Universidade Federal do ABC
- Data: 30/08/2016 10:08
- Alterado: 30/08/2016 10:08
- Autor: Illenia Negrin
- Fonte: PMSBC
Crédito:Reprodução Facebook Blue Sky team
São Bernardo sedia nesta quarta-feira (31) a segunda edição do Fórum Perinatal do Grande ABC, com o tema “Desafios da Assistência Obstétrica”. Promovido pelas Secretarias de Saúde das sete cidades da região, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, o evento reunirá gestores e trabalhadores da Saúde pública e privada, conselhos de classe, movimentos sociais e sociedade civil no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC).
O fórum foi instituído como atividade permanente e bimestral, atendendo a uma das diretrizes da Rede Cegonha, que recomenda o incentivo à participação cidadã na construção de um novo modelo de cuidado em saúde. A primeira edição foi realizada em junho, em Santo André. Os principais objetivos são debater e propor ações que assegurem às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, gravidez e parto humanizado, e às crianças o direito do nascimento seguro e desenvolvimento saudável.
A mesa de abertura do fórum desta quarta-feira terá a presença da secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi; da diretora técnica do DRS 1 (Departamento Regional de Saúde – Grande São Paulo) da Secretaria Estadual de Saúde, Vânia Azevedo Tardelli; da apoiadora do Ministério da Saúde Maria Teresa Rosseti Massari; da representante da ONG Negra Sim, Ângela Maria Alves, e do coordenador do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) Fabio Souza Santos.
Como estratégia de trabalho, serão formados subgrupos para discussão e elaboração de propostas nos seguintes temas: inserção de doulas no apoio à parturiente do SUS; indicadores regionais obstétricos; apoio ao aleitamento materno – transição do cuidado da maternidade para a atenção básica, e retomada da referência e contrarreferência da cardiopatia congênita dos municípios e região.
Para a ginecologista e obstetra Monica Carneiro, uma das organizadoras do fórum e assessora da superintendência do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo, é importante que esta e as demais edições do fórum consigam ir além dos debates. “Ações concretas devem ser implementadas nos sete municípios a partir dessas discussões. Um dos grandes desafios regionais é garantir a atenção humanizada ao parto normal e reduzir o número de cesáreas. A participação da sociedade civil é fundamental nesse processo”, avalia.
Interessados em participar do fórum podem realizar gratuitamente a inscrição e o credenciamento a partir das 13h, na UFABC, localizada na Alameda da Universidade, s/nº, Bairro Anchieta. As atividades do fórum serão realizadas das 13h30 às 19h30.