São Bernardo realiza 1ª Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos
Abertura do encontro, que abrange ainda os direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, será no sábado, 13, das 8h às 12h, na Universidade Metodista
- Data: 13/06/2015 09:06
- Alterado: 13/06/2015 09:06
- Autor: Marco Borba
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A Prefeitura de São Bernardo realiza neste sábado (13), das 8h às 12h, no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos) a abertura da 1ª Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos. Fazem parte do encontro a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), a Conferência acontece em dois momentos.
Faz parte da primeira parte, comum às duas conferências, a abertura oficial, o credenciamento dos delegados e delegadas e palestra sobre Direitos Humanos com ênfase nas Pessoas com Deficiência e nas Pessoas Idosas.
A segunda parte será especifica para cada uma das conferências. Nesse momento, será apresentado um balanço das políticas públicas do município para o setor e elaboradas propostas de diretrizes voltadas às pessoas com deficiência e pessoas idosas. Também serão eleitos delegados para a etapa estadual das conferências.
A parte específica da IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontecerá na terça-feira (16), das 13h às 17h, no Centro de Reflexão de Trânsito (Rua Humberto Luis Gastaldo, 40, Parque São Diogo, ao lado do Ginásio Poliesportivo).
Já a parte específica da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será na quarta (17), das 13h às 17h, no Centro de Referência do Idoso (Avenida Redenção, 271, Jardim do Mar).
As conferências visam fortalecer a participação social na discussão de políticas públicas, possibilitando a integração das ações dos setores ligados aos Direitos Humanos. Essa iniciativa também reforça o compromisso do município com a democracia, a interdependência entre os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, o direito a memória, a verdade, e a defesa de uma sociedade livre de opressão, discriminação e de todas as formas de violência e desigualdade.
Os princípios da 1ª Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos serão focados na perspectiva da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos, respeitando-se, assim, as questões de gênero, orientação sexual, deficiência, origem étnica ou social, religião, nacionalidade, atuação profissional, procedência, raça e faixa etária nas diversas áreas de atuação das políticas públicas.
Podem participar das conferências munícipes maiores de 16 anos, que poderão ser delegadas e delegados, com direito a voz e voto, e/ou na função de observadores e convidados, com direito a voz, mas sem direito a voto.
Serão considerados delegados aqueles que se credenciarem até 11h do dia 13 na Universidade Metodista, quando acontece a parte comum das conferências.
Mais informações pelos telefones 4126-3706 (ou 3774).