São Bernardo Mobilidade

São Bernardo dá início às ações da campanha Maio Amarelo

Em parceria com a Ecovias, município promoverá blitz e diversas intervenções a fim de prevenir acidentes

  • Data: 04/05/2023 12:05
  • Alterado: 31/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo dá início às ações da campanha Maio Amarelo

São Bernardo dá início às ações da campanha Maio Amarelo visando a segurança no trânsito

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo deu início às ações da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é conscientizar e alertar a população sobre a segurança no trânsito. Na manhã desta quinta-feira (4/5), o prefeito Orlando Morando abriu as ações durante blitz educativa voltada para motociclistas, no estacionamento do Paço Municipal. Na edição deste ano, o município celebrou parceria com a concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, no sentido de unificar esforços para a prevenção de acidentes em vias municipais e nas rodovias que cortam a cidade. 

Segundo o Infosiga, plataforma do governo do Estado que mapeia as estatísticas de acidentes de trânsito, metade das ocorrências em São Bernardo são registradas em vias municipais e a outra metade nas rodovias. Quase quatro em cada dez vítimas de acidentes no trânsito são motociclistas e pedestres. As principais vítimas são jovens entre 18 e 24 anos. “Nosso objetivo é aumentar a conscientização desse público. Por isso, neste ano contamos com a parceria com a Ecovias. Teremos ações voltadas para todos, como ciclistas e motoristas também, mas haverá uma atenção especial aos motociclistas, principalmente os que trabalham como motoboys de aplicativos”, frisou o prefeito. 

Ao longo de todo o mês de maio, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas promoverá novas blitz educativas em locais estratégicos e de concentração de motoboys de delivery, por exemplo, além de panfletagem para pedestres e abertura de faixas nos semáforos da cidade. Durante as blitz, além da orientação, motociclistas também recebem sinalização de equipamentos de segurança para o capacete e podem instalar antenas corta-pipas. “É uma ação importante, porque recebemos orientações e vemos que o município também se preocupa com a nossa segurança”, elogiou o motoboy Alisson Nunes Rodrigues, 31 anos. 

CAMPANHA – Em 2023, a Campanha Maio Amarelo completa 10 anos e tem como lema “No trânsito, escolha a vida”. A iniciativa é idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, uma instituição social sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. “Nós aderimos ao Maio Amarelo todos os anos, mas a preocupação com a segurança no trânsito é um trabalho permanente”, ressaltou o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. 

CRONOGRAMA – Haverá panfletagem de materiais, com tenda expositiva e abertura de faixas nos próximos dias, das 9 às 16h. No dia 16, nova blitz educativa, desta vez na Avenida Robert Kennedy, das 9h às 13h. As ações encerram no dia 31, com a conscientização de ciclistas durante pedalada dos atletas, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, no Parque Anchieta.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC São Bernardo dá início às ações da campanha Maio Amarelo visando a segurança no trânsito

  • Data: 04/05/2023 12:05
  • Alterado: 31/08/2023 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados