Santuário celebra Vésperas Solenes e troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Neste ano, será na quarta-feira (11), a partir das 19h30, em uma celebração aberta ao público que também será a missa de envio para os voluntários que atuarão no dia 12/10

  • Data: 10/10/2023 14:10
  • Alterado: 10/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Santuário celebra Vésperas Solenes e troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Santuário

Crédito:Fábio Luporini/Divulgação

Você está em:

O dia 11/10 ganhou uma nova tradição no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina: a celebração das Vésperas Solenes com a troca do manto da imagem da padroeira do Brasil. A data marca o dia anterior à grande Festa da Padroeira e já faz parte da programação religiosa da festividade. A celebração fica por conta do arcebispo Dom Geremias Steinmetz e, a cada ano, uma família diferente faz a doação do novo manto. Neste ano, será na quarta-feira (11), a partir das 19h30, em uma celebração aberta ao público que também será a missa de envio para os voluntários que atuarão no dia 12/10.

“Todas as celebrações em torno de Nossa Senhora Aparecida são uma maneira de podermos celebrar a mãe de Jesus, a padroeira do nosso país”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. A liturgia das Vésperas Solenes tem como objetivo agradecer a Deus pelas graças recebidas, recordando a redenção de Cristo e a Última Ceia. A palavra vem do latim “véspera” ou “vesperae”, que significa à tarde ou ao cerrar da noite. “É por isso que celebramos justamente na véspera da grande Festa da Padroeira. Então, todo ano será dia 11/10”, ressalta o padre.

Desta vez, é a família Della Líbera quem oferece o manto. Dalva Aparecida Della Líbera, a matriarca, conta que tem motivos de sobra para agradecer à Mãe Padroeira “Fui diagnosticada com câncer de mama em 2002. Sempre fui muito devota de Nossa Senhora Aparecida. Naquele mesmo ano, recebi a cura através da intercessão da Mãe Aparecida”, conta. De acordo com ela, em forma de agradecimento por essa e outras graças recebidas, ela borda “com muito amor o enxoval que é colocado na igreja no dia 12 de outubro”, além de bordar os mantos que a imagem recebe.

Festa da Padroeira

Além das tradicionais missas e atividades religiosas, neste ano a programação da Festa da Padroeira traz um parque de diversões para as crianças, além de uma parceria com a prefeitura municipal de Londrina, através da qual haverá educação de trânsito para a criançada e vacinação para quem desejar, respectivamente por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Secretaria Municipal de Saúde. Haverá barracas com opções gastronômicas que giram em torno de pastel, cachorro-quente, refrigerante, água, suco e alimentos típicos de diversas nacionalidades, como alemã, japonesa, italiana e libanesa. O Bazar do Santuário estará aberto o dia todo, assim como a venda do pão, com a possibilidade de encontrar uma medalha abençoada. Durante todo o dia, haverá bazar de artigos religiosos, velário, sala de promessas, venda de flores e velas, além de confissões, que serão realizadas na escola estadual ao lado, além de aferição de pressão e de diabetes pela Unipax.

Programação 12/10

00h – Terço dos homens

05h – Missa com padre Laurindo Lopes da Silva

07h – Missa com padre Alexandre Alves dos Anjos Filho

09h – missa com Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá

10h30 – Missa com Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus

12h – Consagração das Crianças com padre Cláudio Marinoni

13h30 – Missa com padre José Rafael Solano

15h – Missa com Dom Geremias Steinmetz

17h – Missa com Dom Geremias Steinmetz

18h – Procissão pelas ruas da Vila Nova

19h – Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar:

  • Data: 10/10/2023 02:10
  • Alterado:10/10/2023 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados