Santos vistoria 5,4 mil imóveis contra dengue 

Santos inicia avaliação larvária nesta quinta (1) para identificar áreas com maior risco de infestação do Aedes aegypti

Santos vistoria 5,4 mil imóveis contra dengue 

Crédito: Raimundo Rosa/Arquivo

A Prefeitura de Santos inicia nesta quinta-feira (1) a quarta Avaliação de Densidade Larvária de 2026, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV), da Secretaria de Saúde. Até 30 de outubro, agentes de combate a endemias deverão vistoriar aproximadamente 5,4 mil imóveis em diferentes regiões do município para identificar áreas com maior presença de larvas do mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa busca reforçar a prevenção de arboviroses, como dengue e chikungunya, e direcionar as ações de controle para locais apontados como prioritários a partir dos dados coletados pelos profissionais que atuam no combate ao mosquito.

Em Santos, serão vistoriados cerca de 600 imóveis por bairro durante o levantamento. Paralelamente, o grupo de Informação, Educação e Comunicação (IEC) realizará atividades educativas em diferentes pontos da cidade.

Santos realiza avaliação para medir infestação

Durante a avaliação em Santos, os agentes coletam amostras encontradas em possíveis criadouros. Após a análise do material, é calculado o Índice de Breteau (IB), indicador utilizado para medir a infestação do mosquito em determinada área.

O cálculo considera a quantidade de imóveis vistoriados e o número de amostras com presença de larvas. Segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, índice igual ou inferior a 1 é considerado satisfatório. Entre 1 e 3,9, a situação é classificada como de alerta. Acima de 4, há indicação de risco de surto.

O resultado obtido ajuda a orientar novas ações de prevenção e controle em Santos, permitindo identificar regiões que demandam maior atenção das equipes.

Como o Aedes aegypti se reproduz

O Aedes aegypti deposita seus ovos em locais com água parada. Com condições adequadas de água e calor, os ovos eclodem e dão origem às larvas, que posteriormente passam pela fase de pupa até se transformarem em mosquitos adultos.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano. Esse processo é necessário para a maturação dos ovos. Quando uma fêmea pica uma pessoa infectada pelo vírus da dengue ou da chikungunya, pode posteriormente transmitir a doença a outras pessoas.

Cidade prepara ações educativas e de prevenção

Além das vistorias em imóveis, as equipes de Santos também manterão atividades de orientação à população. As ações educativas pretendem reforçar os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros e reduzir os riscos relacionados ao mosquito.

A programação da semana inclui capacitações sobre arboviroses em policlínicas, aplicação de inseticida em prédios especiais com resultado positivo e atividades de fiscalização e vistoria em obras.

Nesta quinta-feira (1º), além do início da Avaliação de Densidade Larvária, haverá uma edição do Projeto Sala de Espera na Policlínica Rádio Clube, às 9h.

Na sexta-feira (2), a avaliação terá continuidade e o Projeto Sala de Espera será realizado na Policlínica Ponta da Praia, também às 9h.

Confira a programação em Santos

Segunda-feira (28)
10h – Capacitação sobre arboviroses na Policlínica Penha
Aplicação de inseticida Fludora em prédios especiais positivados, além de vistorias em obras, fiscalização e atendimento de demandas.

Terça-feira (29)
10h – Capacitação sobre arboviroses na Policlínica Rádio Clube
Aplicação de inseticida Fludora e atividades de rotina de vistoria, fiscalização e atendimento de demandas.

Quarta-feira (30)
10h – Capacitação sobre arboviroses na Policlínica Castelo
Aplicação de inseticida Fludora e atividades de rotina.

Quinta-feira (1º)
8h30 – Início da quarta Avaliação de Densidade Larvária
9h – Projeto Sala de Espera na Policlínica Rádio Clube

Sexta-feira (2)
8h30 – Continuação da Avaliação de Densidade Larvária
9h – Projeto Sala de Espera na Policlínica Ponta da Praia

Combate ao mosquito depende da prevenção

O trabalho realizado em Santos combina o monitoramento dos índices de infestação com ações educativas e controle de criadouros. A participação dos moradores também é importante para evitar o acúmulo de água parada em imóveis e espaços públicos.

Com a nova rodada de avaliação, Santos amplia o acompanhamento das áreas com presença de larvas e utiliza os resultados para direcionar as medidas de prevenção contra as arboviroses.

Gabriel de Jesus

  • Publicado: 28/09/2026 15:20
  • Alterado: 28/09/2026 15:20
  • Autor: Gabriel de Jesus