Santos recebe R$ 1,1 milhão para reforço da Guarda Municipal

A cidade de Santos aderiu ao programa Município Mais Seguro e vai receber equipamentos não letais para reforçar a atuação da GCM

Crédito: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

A prefeitura de Santos formalizou a adesão ao Programa Município Mais Seguro, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com a parceria, o município foi contemplado com uma doação estimada em mais de R$ 1,1 milhão em equipamentos e insumos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM).

O projeto federal visa fortalecer as guardas municipais por meio de capacitação profissional, apoio institucional e fornecimento de infraestrutura moderna de proteção.

Equipamentos não letais e modernização em Santos

A previsão é que os novos materiais sejam integrados às forças de segurança de Santos até novembro deste ano. A lista de insumos inclui:

  • 254 tasers (armas de incapacitação neuromuscular);
  • 510 espargidores (spray de pimenta);
  • 2.540 cartuchos operacionais;
  • Baterias, kits de manutenção, coldres e maletas de transporte.

De acordo com a administração de Santos, os dispositivos não letais dão mais alternativas de atuação progressiva da força para os agentes que atuam no patrulhamento preventivo cotidiano.

Eixos de atuação e capacitação

O programa federal é estruturado em três pilares principais de desenvolvimento técnico e humano: o Projeto Nacional de Polícia Comunitária, o Projeto Escuta SUSP (apoio psicológico aos agentes) e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força.

A prefeita em exercício de Santos, Audrey Kleys, apontou que a adesão consolida os investimentos que a gestão já realiza no orçamento municipal.

“Santos investe na segurança pública por meio da ampliação do efetivo da GCM, valorização e treinamento para os agentes e atualização dos equipamentos e da tecnologia de monitoramento”, afirmou a prefeita Audrey Kleys.

O secretário municipal de Segurança de Santos, Flávio de Brito Junior, destacou a importância do treinamento prévio da corporação para o recebimento dos novos dispositivos.

“Este programa vem reforçar o aprimoramento dos profissionais da Guarda Civil Municipal, que atuam no patrulhamento preventivo. Esses equipamentos não letais são utilizados por profissionais que receberam treinamento teórico e prático para seu uso”, sublinhou Brito Junior.

Monitoramento e redução de índices criminais

A prefeitura atribui a queda recente em indicadores de criminalidade locais ao conjunto de investimentos integrados e ao uso do Centro de Controle Operacional (CCO). Atualmente, Santos conta com um parque tecnológico de quase 3,5 mil câmeras de vigilância ativa de alta definição.

Os dispositivos cobrem pontos estratégicos da cidade, monitorando de forma contínua o perímetro de unidades de saúde, escolas municipais, cemitérios, principais vias e pontos turísticos de Santos. Complementam as ações programas locais como a Operação Onda Azul, focada na fiscalização de posturas e no ordenamento urbano.

  • Publicado: 27/06/2026 12:56
  • Alterado: 27/06/2026 12:56
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: Prefeitura de Santos