Santo André trabalha para zerar déficit de vagas em creche
Programa Creche Escola atenderá 180 crianças da região da Vila Metalúrgica
- Data: 10/07/2013 18:07
- Alterado: 10/07/2013 18:07
- Autor: Paola Zanei
Crédito:
A região da Vila Metalúrgica vai ganhar uma nova creche com capacidade para cerca de 180 crianças de até cinco anos. O termo de parceria para a construção da unidade foi assinado na manhã hoje (10) pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam. O acordo faz parte do programa estadual Creche Escola para ampliar o aumento de creches em São Paulo e estabelece que o município fornecerá o terreno e o Governo do Estado ficará responsável pela obra.
Esta creche é uma das 16 novas unidades para esta faixa etária que a prefeitura de Santo André planeja entregar à população até o final de 2015, além da ampliação de duas unidades já existentes na Vila Pires e na Vila Suiça. A ação, chamada de Educar para Desenvolver, resultará na criação de 3.190 vagas para ampliar o atendimento e zerar com folga o déficit atual de 1.959 vagas.
Para alcançar a meta das novas unidades, serão construídas, ainda, 11 creches com verba do governo federal, por meio do Programa Pró-infância, com contrapartida do município, e uma será totalmente construída pela iniciativa privada, como contrapartida ao município pela construção de um shopping. A cidade arcará com os custos de outras três creches, além das duas ampliações.
Para definir onde as unidades serão construídas, a secretaria levou em consideração a demanda da região, com prioridade para os bairros mais populosos. Os bairros Alzira Franco e Jardim Marajoara serão beneficiados com duas creches, com 180 vagas cada uma. A maior unidade será construída no Jardim Irene, com mais 240 vagas para a população. Também receberão novas creches o Jardim Carla, o Jardim Irene, Parque Andreense, Cata Preta, Guarará, Parque João Ramalho, Tamarutaca, Jardim Rina, Jardim Santo André, Jardim Milena e Homero Thon.