Santo André realiza seminário de Residência Inclusiva

No município, programa será implementado a partir de 2014; primeiramente serão três unidades com 30 vagas

  • Data: 23/09/2013 08:09
  • Alterado: 23/09/2013 08:09
  • Autor: Roberto Nascimento
  • Fonte: Secom PSA
Santo André realiza seminário de Residência Inclusiva

Crédito:

Você está em:

Para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Inclusão Social de Santo André promoveu na tarde desta sexta-feira (20) o Seminário Residências Inclusivas: um novo olhar das instituições, do poder público e da sociedade na era da inclusão. O objetivo principal foi o de apresentar a proposta de implementação deste serviço de acolhimento institucional no município, a partir de 2014.

Um grupo de usuários do CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) – um dos equipamentos que concretiza as políticas públicas afirmativas voltadas especificamente para este segmento na cidade –fez uma apresentação artística, com números musicais e esquete, para receber os participantes. A primeira-dama e secretária de Inclusão Social de Santo André, Fátima Grana, saudou os presentes ressaltando que o preconceito sobre a deficiência tem de ser quebrado. “A proposta de Residência Inclusiva representa uma política de desinstitucionalização e reordenamento dos serviços de acolhimento de jovens e adultos com deficiência no País, assegurando os direitos dessas pessoas antes escondidas dentro de suas casas ou em instituições de longa permanência”, destacou. 

A Residência Inclusiva é uma unidade que disponibiliza o Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Especial de Alta Complexidade do Suas (Sistema Único de Assistência Social). São moradias adaptadas, com estrutura física adequada, equipe especializada e metodologia própria para prestar atendimento qualificado para jovens e adultos com deficiência, que estejam no Programa de Benefício de Prestação Continuidade e não disponham de condições de autossustentabilidade, retaguarda familiar ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência.

A secretária adjunta Célia Aparecida Ducci Fernandes Chaer foi a mediadora da exposição de Tuca Munhoz, secretário adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, e Joel Pereira, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC.

A partir de 2014, estão sendo previstas a implantação de três unidades de Residências Inclusivas, com trinta vagas. 

Compartilhar:
1
Crédito:Miguel Denser/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/09/2013 08:09
  • Alterado:23/09/2013 08:09
  • Autor: Roberto Nascimento
  • Fonte: Secom PSA


Tempo em Santo André para amanhã
25/01


Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol e chuva.

Tarde

Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas

Noite

Pancadas de chuva durante a noite

Temperatura em
Santo André

Max: 30°C

Min: 21°C

Chuva em
Santo André

Probabilidade: 82%

Quantidade: 5mm

Ventos em
Santo André

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados