Santo André Cidade

Santo André realiza atividades no Dia da Luta da População em Situação de Rua

Exposição, Oficina dos Sonhos, depoimentos e apresentações musicais marcaram a data

  • Data: 19/08/2022 19:08
  • Alterado: 19/08/2022 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Santo André realiza atividades no Dia da Luta da População em Situação de Rua

Crédito:Alex Cavanha / PSA

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Santo André promoveu nesta sexta-feira (19) diversas ações para celebrar o Dia da Luta da População em Situação de Rua. A programação contou com apresentações musicais, exposição, depoimentos, entre outras iniciativas.

Todas as atividades aconteceram no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Uma das atrações foi a Oficina de Sonhos, onde os usuários contaram quais eram seus sonhos quando eram crianças e quais são os de hoje.

Entre os desejos estavam: voltar a trabalhar, retornar para a família em outras cidades, mais respeito entre as pessoas, conquistar aposentadoria, constituir uma família, ter mais saúde e paz, encontrar uma casa para morar, entre muitos outros. “Meu sonho é voltar a enxergar e voltar para a casa, tem oito anos que eu saí de casa, meu sonho é somente este”, destacou a usuária Maria Luiza Feitosa, que é deficiente visual.

Logo em seguida aconteceu a apresentação de depoimentos, onde os usuários contaram suas histórias e sobre a convivência no Centro POP. Entre as histórias está a de Sandro dos Santos, de Santos, que veio para Santo André trabalhar, mas após perder o emprego foi obrigado a desocupar a casa onde morava. Hoje ele está na rua e seu maior sonho é ter uma residência.

Sandra Regina Pinto, de 56 anos, nascida em Santo André, contou as dificuldades que passou com a família desde criança, com 15 irmãos, até precisar viver nas ruas. “Me perdoem se eu errei, amo todos vocês, agradeço todo cuidado da equipe do Centro POP e meu maior sonho é ser feliz!”, finalizou.

Outras ações foram uma exposição de artesanatos feitos pelos usuários do Centro POP e apresentação musical com o grupo de samba do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

“A partir de agora haverá muita atividade cultural, pedagógica e informativa para dar este apoio interno que os usuários tanto precisam, para sonhar e conseguir lutar pelos seus sonhos. O sonho é a mola dentro do poço mais fundo, que faz a gente levantar, se reerguer e desejar transformar a nossa realidade”, afirmou a assistente social Conceição de Maria Machado.

Compartilhar:

  • Data: 19/08/2022 07:08
  • Alterado: 19/08/2022 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados