Santo André firma parceria para levar jogos de raciocínio a 36 mil estudantes

Programa Mind Lab em Família disponibiliza atividades gratuitas para que alunos de 91 escolas do município possam continuar aprendendo mesmo distante do ambiente escolar

Santo André firma parceria para levar jogos de raciocínio a 36 mil estudantes

Crédito:

A Prefeitura de Santo André aderiu ao Programa Mind Lab em Família, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de suspensão das aulas, devido ao novo Coronavírus. O programa atenderá mais de 35 mil alunos de 91 escolas do município.

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. Dessa forma, será possível dar continuidade ao estudo dos alunos e docentes, envolvendo até os familiares, mesmo em casa.

“O Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, COO da Mind Lab. “O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar ao máximo os impactos da crise na educação e fornecer uma forma de ensino remoto que ajude as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período. Alinhamos a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e o engajamento das famílias às necessidades do mundo atual”, pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas. Os conteúdos irão estimular a criatividade e o protagonismo no estudante, o engajamento das famílias, o aprimoramento profissional contínuo da equipe da rede e contará com monitoramento e avaliação. No caso dos alunos, a entrega dos materiais será feita por meio do site da prefeitura. Já os professores terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line. Um dos temas discutidos será as “Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na prática”. Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados.

“Neste momento de pandemia, e consequente isolamento social, o exercício da inteligência emocional que a Mind Lab proporciona, possibilitando aos alunos adquirir uma melhor capacidade de controlar as emoções, é fundamental para que consigam aguentar todas as questões que estão envolvidas no distanciamento. Existem estudos que abordam casos de crianças, e até mesmo adultos, que apresentam distúrbios emocionais, após saírem de situações de isolamento provocados, por exemplo, por guerras ou desastres naturais. E isso é uma realidade que pode acontecer nas nossas unidades. Por isso, considero que a Mind Lab é uma ferramenta muito importante para trabalhar o raciocínio e a inteligência emocional dos alunos em tempos sem pandemia, mas, em especial nesse momento, adquire uma importância ainda maior”, destacou a secretária de educação em exercício de Santo André, Gilzane Macchi.

Sobre o Programa MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

  • Publicado: 01/06/2020 11:44
  • Alterado: 01/06/2020 11:44
  • Autor: Redação