Santo André é modelo de biodiversidade e progresso sustentável
Parque Nascentes de Paranapiacaba é Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Título reconhece ações de proteção à biodiversidade e desenvolvimento sustentável
- Data: 08/02/2020 10:02
- Alterado: 08/02/2020 10:02
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
O Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, com 4,2 quilômetros de Mata Atlântica preservada no município de Santo André, agora possui o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).
Os Postos Avançados são centros de divulgação das ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos em uma Reserva da Biosfera e para receber o certificado é preciso que na área sejam desenvolvidas regularmente ações em duas das três funções básicas da reserva, que são: proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico e tradicional.
O título é concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, órgão máximo de gestão da RBMA, ao qual cabe estabelecer as diretrizes para os trabalhos de implantação desta Reserva. O Parque receberá um certificado atestando o título.
“Desde sua criação no ano 2003, o Parque tem programas voltados para a proteção e conservação da biodiversidade, uma intensa fiscalização, diversas ações de educação ambiental, seja com visitantes, instituições de ensino ou com a comunidade, além de ações com foco no desenvolvimento sustentável e na participação da comunidade e fomento ao desenvolvimento de pesquisas científicas no local”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Preservar e conservar o ecossistema local, além de disponibilizar atividades turísticas, foi o objetivo principal da classificação do Parque Nascentes como Unidade de Conservação Municipal, em 2003, e do seu cadastramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (lei federal número 9.985/2.000), bem como do reconhecimento pela Unesco como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Antes disso, a área era utilizada para acampamentos, coleta de plantas, caça e visitação desorganizada.
“Esse título, portanto, vem reconhecer que estamos colaborando de maneira significativa com a conservação do bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país, e que estamos no caminho certo”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Atualmente o Parque atrai diversos visitantes interessados em percorrer as seis trilhas, que contam com monitores habilitados, e em conhecer as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings.
RESERVA DA BIOSFERA
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi a primeira unidade de Reserva da Biosfera declarada no Brasil, processo que aconteceu em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78 milhões de hectares, sendo 62 milhões em áreas terrestres e 16 milhões em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o bioma.
Existem cerca de 50 Postos Avançados reconhecidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, divididos entre Instituições, Centros de Pesquisas, Reservas Particulares, Jardins Botânicos e Sedes de Unidades de Conservação que funcionam como centros de difusão dos princípios e projetos da RBMA.
Presentes em todas as regiões do mundo, as Reservas da Biosfera têm como objetivo comum a busca pelo equilíbrio da conservação e desenvolvimento humano. Atualmente, existem aproximadamente 670 Reservas da Biosfera em 120 países.