Santo André combate a receptação em ferros-velhos
Santo André realiza megaoperação contra receptação e irregularidades sanitárias em ferros-velhos da cidade para proteger serviços essenciais
- Publicado: 26/08/2026 20:21
- Alterado: 26/08/2026 20:21
- Autor: Gabriel de Jesus
A Prefeitura de Santo André realizou uma megaoperação para fiscalizar a atuação de ferros-velhos e comércios de sucata no município. A força-tarefa intersecretarial reuniu agentes de segurança, meio ambiente, trânsito e saúde para combater o crime de receptação de materiais como hidrômetros e fios de cobre, protegendo o patrimônio público e garantindo as condições sanitárias locais.
Durante as vistorias, os agentes interditaram quatro ferros-velhos por funcionarem sem o devido alvará e apresentarem indícios de comercialização de produtos ilícitos. A ação visou inibir a criminalidade e garantir o ordenamento público na região.
“Esta ação intersecretarial é muito importante para controlar o furto de hidrômetros, tampas de ferro das ruas, ralos de drenagem, fios de cobre e outros materiais que são alvos de criminosos e acabam sendo vendidos em ferros-velhos. A megaoperação inibe novos crimes, traz mais segurança e ainda protege comerciantes que trabalham na legalidade”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.
Impactos no abastecimento e serviços essenciais
A iniciativa coordenada envolveu a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o Semasa, a Guarda Civil Municipal (GCM), as secretarias de Saúde, Mobilidade e Habitação, além do apoio da Sabesp e da Polícia Militar.
“Os órgãos envolvidos se uniram com a missão de assegurar as condições legais de funcionamento dos estabelecimentos, como alvarás, armazenamento e descarte corretos de resíduos, uso adequado do passeio público, além de combater a receptação de itens que, quando furtados, prejudicam o abastecimento de água, o fornecimento de energia e outros serviços fundamentais”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
A incidência desse tipo de infração impacta diretamente a rotina do município. Segundo dados divulgados pelo secretário de Segurança Cidadã, Igor Fabian Tanaka, cerca de cinco hidrômetros são furtados por dia em Santo André, somando uma média mensal de 150 equipamentos destinados ilegalmente a ferros-velhos.
Mapeamento e balanço das interdições
A força-tarefa percorreu 12 estabelecimentos localizados nos bairros Vila Sacadura Cabral, Vila Guiomar, Jardim Cristiane, Cidade São Jorge, Centreville, Jardim Marek, Vila Homero Thon, Condomínio Maracanã e Vila Linda. No bairro Vila Linda, as forças de segurança flagraram peças provenientes de hidrômetros dentro de um dos ferros-velhos vistoriados.
Além do fechamento das unidades irregulares, a operação em ferros-velhos gerou notificações por veículos abandonados e laudos de inspeção sanitária. Três proprietários assinaram termos de compromisso exigindo a não obstrução de passeios públicos, prevenção contra vazamentos poluentes e destinação ambientalmente adequada dos resíduos.