Santo André Educação

Santo André aplica avaliação diagnóstica de aprendizagem nas escolas municipais

Análise periódica dos alunos da rede municipal auxilia no planejamento do ano letivo

  • Data: 14/08/2023 18:08
  • Alterado: 14/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Santo André aplica avaliação diagnóstica de aprendizagem nas escolas municipais

Avaliação diagnóstica

Crédito:Eduardo Merlino/PSA

A rede municipal de ensino de Santo André realiza nesta segunda e terça-feira (14 e 15) a avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática para turmas de 2°, 4° e 5° anos. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as equipes de ensino na elaboração de estratégias a partir da análise de desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em diferentes áreas de conhecimento.

“É uma iniciativa para avaliarmos como está a qualidade do ensino municipal em Santo André. Sabemos que nossas escolas estão estruturadas e com materiais e professores qualificados para identificar o nível de aprendizagem de nossos alunos”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

Para a avaliação na rede são aplicadas provas no formato impresso, porém os resultados são divulgados de forma digital via plataforma iClipe – uma ferramenta completa que contribui para que a rede municipal possa trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos devido à pandemia da Covid-19.

Após esse processo das avaliações, os profissionais da Educação têm acesso a informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.

“Esse processo é muito importante para verificar as pontualidades de cada aluno e que, a partir disso, nossos professores consigam replanejar e pensar em ações para que os nossos estudantes avancem nos seus desafios”, pontua a vice-diretora da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Yvonne Zahir, Vanessa Paula de Oliveira.

Para Noboru Ito Junior, assistente pedagógico da Emeief Professora Yvonne Zahir, a avaliação também contribui para análise dos próprios alunos. “Permite que nossas crianças reflitam o próprio avanço, testem sua aprendizagem com a mediação dos professores e projetem o empenho necessário para concluir o ano”, completa.

Compartilhar:

  • Data: 14/08/2023 06:08
  • Alterado: 14/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados