Sala do Empreendedor de Santo André tem 73% de aprovação
Levantamento ouviu 269 usuários dos serviços; unidade, localizada no Paço Municipal, consegue formalizar um negócio em apenas uma hora
- Data: 04/07/2013 17:07
- Alterado: 04/07/2013 17:07
- Autor: Robson Luiz Gisoldi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A agilidade no atendimento prestado pela Sala do Empreendedor de Santo André – inaugurada em abril – já surtiu resultados positivos. Em pesquisa de satisfação realizada com pessoas que utilizaram o espaço, 73,23% elogiaram a qualidade do serviço, que desburocratiza e facilita a vida do empreendedor ao concentrar todos os atendimentos em um único local.
O que antes era feito na Praça de Atendimento em postos de trabalho diferentes (Tributos para abertura do Cadastro Municipal e Controle Urbano para Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária), agora o está centralizado. “Ficamos felizes com a avaliação. As atendentes da Sala do Empreendedor e da Praça de Atendimento receberam treinamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas, regional ABC), para que pudessem orientar de forma unificada os empreendedores, sobretudo com relação à documentação exigida para sua atividade”, destaca a gestora do espaço, Rosemar Ferreira de Oliveira Ficher.
PROCURA CRESCENTE – Cada vez mais procurada pelos novos empresários, a Sala do Empreendedor divulgou balanço das atividades prestadas o qual apontou que houve aumento de 28,26% de ações prestadas pela unidade, passando de 545, em maio, para 699 em junho. No último mês, foram abertas 233 empresas e encerradas 52. Também foram agilizados 25 processos de alvarás, emissão de sete certidões, 27 alterações cadastrais, sete pedidos de parcelamento de débitos, entre outras atividades. (Veja informações no infográfico abaixo)
DESBUROCRATIZAÇÃO – Com a inauguração da Sala do Empreendedor de Santo André, o futuro empresário da cidade tem à disposição um espaço especializado para tirar dúvidas e simplificar o processo de abertura de empresas. Atualmente, já é possível formalizar um novo negócio no município no tempo médio de uma hora.
A Sala do Empreendedor trouxe grandes avanços para a economia da cidade. Antes da inauguração, não havia diferenciação de tratamento para formalização da empresa – seja MEI, ME, EIRELI ou EPP –, pois todas deveriam iniciar por um profissional de contabilidade devido às grandes dificuldades de informações para empreendedores. O MEI, por exemplo, foi contemplado pela LC nº 123/06 e passou a dispensar a necessidade do profissional de contabilidade.
“O próximo desafio é elaborar um banco de dados dos empreendedores atendidos para formação de turmas em cursos oferecidos pelo Sebrae e demais parceiros, além da implantação de senhas eletrônicas com controle de atendimento. Reduzindo a burocracia, fomentamos a economia da cidade”, explica a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Santo André, Oswana Fameli.
PARCEIROS – A Sala do Empreendedor de Santo André centraliza todas as informações pertinentes ao ramo de atividade escolhido, além de oferecer cursos e serviços de apoio executados por entidades representativas do segmento empresarial e governamental. Para sua implantação, a Prefeitura firmou um protocolo de parceria com a ACISA (Associação Comercial de Industrial de Santo André), o Banco do Povo Paulista, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional de Santo André), o Sebrae – regional ABC –, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e o Sescon ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Regional ABC).
A Administração, juntamente com as entidades aliadas, disponibiliza serviços e treinamentos. No local, o empresário (Empreendedor Individual e Micro Pequena Empresa – MPE) tem acesso às informações referentes à emissão de alvarás, licença sanitária, cadastro fiscal mobiliário e orientação do Semasa. Recebe ainda orientações sobre os procedimentos necessários para a regularização da situação fiscal e tributária, além de acompanhar pedidos de inscrição municipal, quando a documentação simplificada exigida estiver devidamente apresentada, além de outros serviços.
SERVIÇOS
Sala do Empreendedor
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Endereço: Praça IV Centenário, 1 – Térreo 1, Centro, ao Lado do Banco do Povo Paulista.
Agenda de atendimento das entidades de classe:
Segunda-feira – ACISA, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Quarta-feira – CIESP, das 8h às 17h
Quinta-feira – Semasa, das 8h às 17h
Sexta-feira – Sescon, das 8h20 às 11h40 e 13h40 às 16h20