Saiba como proteger os animais das enchentes

Dicas importantes que podem ajudar a salvar seu PET de catástrofes como a ocorrida em Petrópolis

  • Data: 21/02/2022 16:02
  • Alterado: 21/02/2022 16:02
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC
Saiba como proteger os animais das enchentes

Crédito:

Você está em:

As imagens chocantes dos estragos causados pelas fortes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, têm deixado não só o Brasil, mas também várias autoridades mundiais perplexas. Além da triste perda humana, um dos assuntos que têm chamado a atenção das pessoas é: Como deixar seguro os animais de estimação que vivem em áreas de risco?

Todos sabem que na maioria das vezes o animal de estimação é considerado um membro da família. Muitas são as imagens que já circularam de famílias que na hora de um acidente como o de Petrópolis saem segurando seus animais de estimação a fim de mantê-los seguros e salvos.

Não há uma estimativa de quantos animais estão desaparecidos na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em virtude das fortes chuvas ocorridos nos últimos dias.

Porém, se você é morador de áreas de risco de desabamento e inundações ou mesmo se tem algum conhecido ou familiar que reside em áreas de risco, atenção para algumas dicas que podem salvar a vida dos animais de estimação e até mesmo os que circulam pelas ruas de regiões como a Serrana do Rio de Janeiro. Portanto, se você fica grande parte do dia fora de casa, anote aí algumas dicas importantes.

?          não deixar animais acorrentados dentro de casa. Além de ser crueldade, os animais acorrentados em situação de risco ficam impossibilitados de nadar ou mesmo procurar lugares mais altos para fugir da água ou desabamentos;

?          Os animais sabem nadar, mas após algum tempo se debatendo podem sofrer fadiga muscular, principalmente se forem idosos, filhotes, doentes ou obesos. Por isso providencie um local mais alto no quintal para que eles possam subir. Uma sugestão é construir um quadrado de alvenaria com espaço razoável e uma rampa de acesso para que eles possam encontrar formas de se protegerem;

?          Não deixe seus animais soltos nas ruas. Além de riscos de atropelamento, envenenamento e maus-tratos, em épocas de enchentes os animais podem ser levados pela correnteza e se afogarem.

?          Se você tem gatos de estimação e mora em áreas de risco, faça prateleiras suspensas presas nas paredes no alto para que eles possam se proteger em caso de alagamentos.

Se você estiver em casa e perceber a água subindo, peça ajuda para os bombeiros para você ser resgatado junto com seus animais. Nesses casos os gatos devem ser transportados, preferencialmente, em caixas apropriadas, pois eles podem ficar muito assustados e arredios aos serem resgatados e podem, inclusive, acabar fugindo. Os cães podem ser levados no colo dos donos ou com coleiras e guias.

E lembrem-se sempre: Maus tratos contra animais é CRIME previsto na Lei Federal 9605/98. Denuncie.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 21/02/2022 04:02
  • Alterado:21/02/2022 16:02
  • Autor: Andréa Brock
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados