Diadema Saúde

Sábado em Diadema terá Dia D de Vacinação contra Covid-19 e mutirão de Papanicolau

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para promover as ações de proteção e prevenção, que estão dentro da programação do mês da mulher

  • Data: 08/03/2022 14:03
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Sábado em Diadema terá Dia D de Vacinação contra Covid-19 e mutirão de Papanicolau

Sábado em Diadema terá Dia D de Vacinação contra Covid-19 e mutirão de Papanicolau

Crédito:Adriana Horvath

No próximo sábado (12/03), 19 das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para o Dia D de Vacinação contra Covid-19 para todos os públicos vacináveis, além de atividades de Saúde da Mulher como mutirão de Papanicolau, vacinação contra HPV e orientações sobre o cuidado da mulher.

“Dentro da programação especial que desenvolvemos para o Dia Internacional da Mulher, também temos ações do “Março Lilás”, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer de colo de útero. Neste sábado, as mulheres residentes em Diadema poderão procurar suas UBS para um dia especial de prevenção e cuidado com a saúde”, afirmou Dra Rejane Calixto, secretária municipal da Saúde. A dose do imunizante contra a covid-19 estará disponível para crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas com 12 anos ou mais e em todas as doses (D1, D2 e reforço), inclusive para quem está com atraso no esquema vacinal.

A UBS Piraporinha está em reforma, por isso, quem estiver referenciado na Unidade deve se dirigir à UBS Nova Conquista, localizada na Avenida Presidente Juscelino, 759, no mesmo bairro. 

Saúde da Mulher

Nas UBS também serão realizados exames preventivos como Papanicolau. A recomendação é fazer o pré-agendamento com a equipe de saúde da Unidade de referência da moradora. A previsão é realizar mais de 2.200 mil exames em um único dia. Caso a demanda ultrapasse essa quantidade, a coleta do Papanicolau será feita durante o decorrer da semana seguinte.

O preparo para realização do exame é não estar menstruada (colher três dias após o término), evitar relação sexual três dias antes, evitar o uso de ducha vaginal e não usar creme ou óvulo vaginal. Mulheres referenciadas na UBS Piraporinha realizarão o exame na UBS Nova Conquista.

“Nossa orientação é que todas as mulheres de 25 a 64 anos façam o exame de prevenção do câncer de colo uterino anualmente, ou conforme orientação clínica, como principal estratégia para diagnosticar a doença em fase inicial e reduzir o risco de agravamento e mortalidade.”, afirma Dra Margareth Tangerino, assessora da Atenção Básica.

As amostras são enviadas para o laboratório municipal. O resultado sai em aproximadamente 30 dias e será enviado para a Unidade agendar o retorno com a enfermeira responsável e, se necessário, o médico.

Também haverá aplicação da vacina contra HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para meninas na faixa etária de nove a 14 anos.

No dia, as equipes de saúde farão orientação sobre o cuidado da mulher.

Ciclo do Bem

Em todas as Unidades Básicas haverá posto de arrecadação de absorventes para a campanha Ciclo do Bem, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. O objetivo da ação é arrecadar e distribuir absorventes higiênicos para meninas e mulheres que vivem em situação de pobreza menstrual e diminuir o tabu de se falar abertamente sobre a menstruação e suas consequências. 

Mês da mulher

As atividades deste sábado estão na programação do Mês da Mulher, que reúne exposições e intervenções artísticas, palestras e rodas de conversa, espetáculos de circo, música, dança e teatro, exibições de filmes, caminhadas e outras ações. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/mesdamulher

Serviço:

Dia D de Vacinação contra Covid-19 (livre demanda) / Mutirão de Papanicolau (com agendamento prévio) / Vacinação contra HPV / Arrecadação de absorventes para a Campanha Ciclo do Bem

12 de março de 2022, sábado, das 8h30 às 16h 

Relação de Unidades Básicas de Saúde de Diadema

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280

UBS Centro. Avenida São José, 472 

UBS Conceição. Rua Bororós, 80

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122

UBS Maria Tereza. Avenida Sinésio Pereira, 27

UBS Nações. Rua Itália, 290

UBS Nogueira. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285

UBS Nova Conquista*. Avenida Presidente Juscelino, 759

UBS Paineiras. Rua Javari, 635

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 643

UBS Promissão. Rua Prudente De Moraes, 300

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 817

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803

* UBS Nova Conquista é referência para moradores da UBS Piraporinha, que está em reforma.

Compartilhar:

  • Data: 08/03/2022 02:03
  • Alterado: 17/08/2023 08:08
  • Renata Nascimento
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados