Rússia envia seu 1º navio equipado com míssil hipersônico para o Oceano Atlântico
Missão da embarcação é percorrer os oceanos Atlântico e Índico, bem como o Mar Mediterrâneo
- Data: 05/01/2023 20:01
- Alterado: 05/01/2023 20:01
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
A Rússia enviou pela primeira vez um navio militar armado com um míssil hipersônico ao Oceano Atlântico, em uma demonstração de força enquanto as tensões de Moscou com o Ocidente aumentam devido à guerra na Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, acompanhou a partida do navio militar – a fragata Almirante Gorshkov – na quarta-feira, 4, por videoconferência. A missão da embarcação é percorrer os oceanos Atlântico e Índico, bem como o Mar Mediterrâneo.
“Estou seguro de que armas tão potentes permitirão proteger a Rússia de forma eficaz das ameaças estrangeiras e ajudarão a defender os interesses nacionais”, disse Putin durante a cerimônia, que acompanhou ao lado do ministro da Defesa, Serguei Shoigu. “A tripulação do navio será treinada na implantação de armas hipersônicas e mísseis de cruzeiro de longo alcance”, especificou o ministro.
A fragata russa está equipada com o míssil Zircon, que segundo informações oficiais, é capaz de evitar qualquer sistema de defesa aérea ocidental, alcançando uma velocidade de até 11.265 km/h.