Roda de samba em Cubatão celebra centenário da Semana de Arte Moderna

O evento ocorre na Associação dos Aposentados do Jardim Casqueiro, no dia 23 de abril

  • Data: 20/04/2022 14:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agenda Tarsila
Roda de samba em Cubatão celebra centenário da Semana de Arte Moderna

Agenda Tarsila indica: Roda de samba em Cubatão celebra centenário da Semana de Arte Moderna

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Semana de Arte Moderna de 1922 faz 100 anos em 2022 e, para comemorar este marco cultural, a  Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, indica um evento que ocorre em Cubatão, na Baixada Santista. 

A roda de samba Só C(a)onto Samba 100 Anos da Semana da Arte Moderna é uma ação cultural de apresentação musical de sambas compostos na década de 1920 e narrativas que apresentem fatos históricos e/ou pitorescos da época da realização da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, no ano de 1922. A Semana de 1922 teve como características tendenciosas a recuperação da cultura popular tradicionalmente excluída pelo conceito de cultura elitista tradicional. Desde a proclamação da Independência em 1822, as elites brasileiras estiveram preocupadas com uma questão crucial: a construção da ‘Nação Brasileira’” era preciso unificar o vasto território sendo necessário também que a população se unisse em torno de uma identidade, para que população enfim se identificasse com um sentimento comum: ‘o ser brasileiro’.

A ação cultural se organiza de forma a criar oportunidades de entendermos, reconhecermos e propagarmos a legitimidade do samba, enquanto um movimento artístico musical com jeito moderno de expressar uma visão de mundo, em especial às criações do início do século 20. As temáticas musicais do samba têm naquele período características de uma linguagem direta e despojada, ou seja, as mesmas manifestações que foram preconizadas na Semana de Arte Moderna. Necessário reforçar que as músicas apresentadas serão sambas compostos ou gravados na década de 1910, 1920 e 1930, pois foi nesta época que o samba estruturou-se como é conhecido modernamente com a inserção de inovações no ritmo, na melodia e também em aspectos temáticos.

A roda estará disposta com 7 músicos no formato de meia lua, um cantor (vocal) no centro, e um narrador (contista), contando fatos e histórias, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, e a sua relação com o movimento sambista, tornando a apresentação musical, dinâmico, interativo e descontraído. 

O evento ocorre na Associação dos Aposentados do Jardim Casqueiro- Avenida Beira Mar s/n – Jardim Casqueiro – Cubatão – SP, no dia 23 de abril, das 16h às 20h. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila. 

Compartilhar:

  • Data: 20/04/2022 02:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agenda Tarsila









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados