Rio 2016 promove qualificação profissional com “Sebrae No Pódio”
Parceria entre Rio 2016 e Sebrae promove qualificação de micro e pequenas empresas para atender demanda dos jogos
- Data: 03/07/2013 18:07
- Alterado: 03/07/2013 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secom - Presidência da República
Crédito:
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o Sebrae vão atuar em parceria pelo desenvolvimento de micro e pequenas empresas de todo o país. O objetivo do projeto “Sebrae No Pódio” é qualificar potenciais fornecedores do Rio 2016 para atender as demandas do evento, contribuindo para fomentar de modo sustentável as cadeias produtivas nacionais.
O orçamento do Comitê Organizador Rio 2016 prevê aproximadamente R$ 3 bilhões em compras até 2016, conforme descrito no dossiê de candidatura. A maior parte dos processos de concorrência – 95% dos gastos – acontecerá entre 2013 e 2015.
O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (2), considerando que os Jogos Rio 2016 serão uma oportunidade única de crescimento para empresas de todos os portes, por demandarem uma ampla gama de produtos e serviços das mais diversas áreas, criando oportunidades de negócios antes, durante e depois do evento. Para auxiliar as empresas brasileiras a se qualificarem e buscarem um novo patamar de competitividade, maximizando as possibilidades de contratações do comitê no mercado, o Rio 2016 estruturou uma série de ações, como a parceria com o Sebrae, a serem desenvolvidas ao longo dos próximos anos.
“Assumimos o compromisso de ajudar as empresas brasileiras nesta caminhada para atender ao alto padrão das demandas olímpicas e paraolímpicas. A excelência técnica e a transparência, aliadas à preocupação com a sustentabilidade em todas as etapas do nosso projeto, são nossos princípios básicos no planejamento da contratação de bens e serviços. A parceria com o Sebrae será fundamental para garantir que estamos todos no mesmo caminho”, afirmou o diretor-geral do Rio 2016, Sidney Levy.
O trabalho com os fornecedores em parceria com o Sebrae ocorrerá em duas frentes distintas: no desenvolvimento de MPE para fornecimento direto ao comitê e na qualificação das empresas para o encadeamento produtivo – ou seja, subcontratação ou participação da cadeia produtiva de grandes contratações do Rio 2016. O encadeamento produtivo se dará através de rodadas de negócio do Sebrae com o Rio 2016, a empresa contratada e MPE potenciais para subcontratação.
As categorias iniciais serão gráfica, lavanderia, uniformes e módulos habitacionais, entre outras que serão priorizadas de acordo com o cronograma de compras do Rio 2016 e requerimentos de sustentabilidade.
ALTO PADRÃO DE SUSTENTABILIDADE
“O acordo de cooperação técnica entre o Rio 2016 e o Sebrae será um importante instrumento para alavancar as micro e pequenas empresas de todo o Brasil para atenderem critérios de alto padrão de sustentabilidade e participarem ativamente da cadeia de suprimentos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirma o diretor de Suprimentos do Rio 2016, Fernando Cotrim.
“Acreditamos que os Jogos são uma excelente oportunidade para estimular mercados menos desenvolvidos no Brasil. Nesse sentido, através da parceria, pretendemos incentivar o empreendedorismo, que consideramos uma importante alavanca de crescimento para o país”.
“Por meio do ‘Sebrae No Pódio’, as micro e pequenas empresas de todo país terão a oportunidade de se tornarem potenciais fornecedoras de produtos e serviços para o Rio 2016. O Sebrae vê nessa parceria o início de um legado que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixarão como incentivo à competitividade das MPE”, afirmou coordenador do projeto “Sebrae No Pódio”, Francisco Marins.