Ribeirão Pires orienta comerciantes sobre Plano de Resíduos Sólidos

Logística reversa foi um dos principais pontos debatidos

  • Data: 05/06/2012 20:06
  • Alterado: 05/06/2012 20:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP
Ribeirão Pires orienta comerciantes sobre Plano de Resíduos Sólidos

Paço Encantado

Crédito:

Você está em:

Cerca de 20 representantes da indústria, comércio, serviços e saúde, além de membros da Cooperpires, participaram, na tarde desta segunda-feira, dia 4, de debate sobre o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires – Aciarp.

“Antigamente a reciclagem era vista apenas como um instrumento para o resgate da cidadania dos catadores. Hoje em dia, trata-se de uma questão de empreendedorismo”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico – Sephama, Temístocles Cristófaro.

Um dos principais pontos apresentados durante a ação, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e Secretaria de Política Comunitária e Institucional, foi a importância da logística reversa.

“Alguns comércios já efetuam o recolhimento de, por exemplo, pilhas e baterias. A proposta é estimular os comerciantes a conversarem com os distribuidores para que haja uma expansão de pontos de recolhimento deste material”, disse a secretária adjunta da Sephama, Karin Kelly dos Santos.

Dentre os questionamentos apontados pelos presentes se destaca a questão da possibilidade de incentivo fiscal às empresas que fizerem o gerenciamento do material reciclável gerado em suas dependências e a necessidade de instrução e orientação do poder público para o descarte correto do material.

Formulação – O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos reúne atividades já realizadas pelo poder público e as metas a serem implementadas. Entre os pontos principais estão: a ampliação da coleta seletiva (que deve atingir 100% do município); a ampliação do programa de reciclagem de óleo de fritura (Óleo Legal); a diminuição dos gastos com coleta e aterramento dos resíduos sólidos; a criação de usina de reciclagem de resíduos de construção e demolição entre outras.

Compartilhar:

  • Data: 05/06/2012 08:06
  • Alterado:05/06/2012 20:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados