Revitalização da UBS Santa Lídia, em Mauá, é entregue à população
Prefeitura entrega melhorias na infraestrutura e acessibilidade da UBS de Mauá; unidade Santa Lídia recebeu R$ 1 milhão em aportes
- Publicado: 23/06/2026 20:46
- Alterado: 23/06/2026 20:46
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: Prefeitura de Mauá
A Prefeitura de Mauá entregou nesta terça-feira (23) as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Lídia. O projeto recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos oriundos do Governo Federal. A intervenção faz parte de um pacote de R$ 12 milhões destinado à modernização de 10 unidades do município, integrado a um montante global que ultrapassa R$ 56 milhões em investimentos voltados para infraestrutura, compra de equipamentos e expansão dos serviços de saúde locais.
Infraestrutura e acessibilidade na UBS de Mauá
O prédio revitalizado passou por intervenções estruturais focadas na melhoria do acolhimento e na garantia de acessibilidade universal. Entre as principais mudanças implementadas na UBS de Mauá estão a instalação de piso tátil, sinalização em braile e recursos de audiodescrição. Os ambientes internos foram modernizados para ampliar o conforto térmico e operacional dos pacientes e do corpo técnico.
Fundada em 1980, a UBS de Mauá no Jardim Santa Lídia conta atualmente com 22 mil prontuários ativos. A produtividade média mensal da unidade é de 700 consultas médicas e cerca de 3 mil procedimentos e atendimentos de enfermagem. Com a conclusão dos trabalhos, o espaço passa a operar com:
- Seis consultórios médicos e duas salas de enfermagem;
- Consultórios ampliados para o atendimento odontológico;
- Sala de medicação e setor de coleta expandidos;
- Espaço exclusivo para amamentação;
- Recepção com sistema informatizado e gerenciamento eletrônico de senhas;
- Salas de espera equipadas com climatização.
Declarações das autoridades locais
Durante o ato de entrega da estrutura, o prefeito Marcelo Oliveira enfatizou o impacto das obras de melhoria física na rede pública municipal:
“Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade a quem utiliza o SUS. A revitalização da UBS de Mauá representa mais conforto, acessibilidade e qualidade para os moradores e também para os profissionais que atuam na unidade.”
A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, reforçou que a modernização dos equipamentos públicos é uma das metas prioritárias da administração. “Temos avançado na melhoria da infraestrutura das unidades e também na implantação de novos programas e projetos. Nosso objetivo é garantir espaços cada vez mais acolhedores”, declarou.
A gerente da Atenção Primária do município, Amanda Batista, pontuou a importância do trabalho em rede para a consolidação das melhorias na UBS de Mauá. “Cuidar de vidas é o nosso maior desafio. Esta entrega é resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas em oferecer um atendimento cada vez melhor para a população”, concluiu.