Resumo do primeiro dia de competições do Sertões 2020

Neste domingo prova faz uma pausa para deslocamentos até a Bolha de Brasília

  • Data: 01/11/2020 16:11
  • Alterado: 01/11/2020 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: X Rally Team, Território Motorsport, Shiro, SFI CHIPS, Bianchini Rally
Resumo do primeiro dia de competições do Sertões 2020

Crédito:

Você está em:

Este sábado foi o primeiro dia do Rally dos Sertões 2020. A primeira etapa consistiu no trecho de Mogi Guaçu (SP) até o DF.

Na categoria de carros, os irmãos Baumgart lideraram o primeiro dia. Cristian, que forma dupla com Beco Andreotti, tricampeões da competição, marcaram o primeiro tempo de Toyota Hilux IMA, com 4 minutos de vantagem para os segundo colocados Marcos Baumgart/Kleber Cincea. Sobre a etapa, Cristian conta, “A primeira especial estava muito lisa, tinha muitos penhascos e tinha que tomar muito cuidado. A gente ainda está se ajeitando no carro, vamos começar a ver os resultados. O primeiro trecho foi em zona de radar, então tivemos apenas 100km acelerando e isso não é nada num rali desse tamanho”.

Destaque visual – A região da Serra da Canastra, parte do primeiro trecho da Especial, propiciou um belo visual para os competidores. “Uma pena que o primeiro trecho nós tivemos que fazer em radar. Era um lugar maravilhoso, com muito público assistindo. Eu nunca vi tanta gente numa especial, uma região maravilhosa”, comenta Beco.

Categoria de Carros:

1. #303 Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Toyota Hilux IMA), 3h42min19s

2. #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Toyota Hilux IMA), a 4min19s

3. #312 José Helio/Lauro Sobreira (Giaffone Racing Buggy V8), a 6min15s

4. #302 Guiga Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Triton Sport Racing), a 6min18s

5. #315 Sylvio de Barros/Rafael Capoani (X Rally Ranger), a 6min28s

Na categoria T1 Brasil, quem se deu melhor foi a dupla Mauro Guedes/Filipe Bianchini. Rosset e Haseyama conquistaram o terceiro melhor tempo e se veem otimistas. Segundo Rosset, a prioridade é fazer uma prova limpa, com um bom ritmo. “No ano passado nos preocupamos em chegar bem em todas as etapas, levar o carro inteiro para casa e esse ano a mentalidade é a mesma, mas quero colocar um ritmo um pouco mais forte. Mas a ideia de fazer provas limpas e entregar o carro inteiro continua sendo prioridade”, conta.

T1 Brasil:

1. #314 Mauro Guedes/Filipe Bianchini, 3h53min34s

2. #305 Luis Carlos Nacif/Neurivan Calado, 4h00min0s

3. #330 Fernando Rosset/Marcelo Haseyama, 4h02min58s

Na categoria de motos, Bissinho Zavatti fica com a primeira posição na Geral e na Moto 2, com a sua CRF 450RX. “Gostei muito do dia de hoje, foi uma Especial técnica e rápida, muito bom começar um Sertões com esse resultado”, diz. O paulista é tetracampeão da categoria Brasil, mas esse ano disputa pela Moto 2. Foram 205 quilômetros de Especial, em um trecho montanhoso, com muitas lombas e trechos de serra

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1º Bissinho Zavatti #11 – 03:49:18

2º Ricardo Martins #3 – 03:49:42

3º Jean Azevedo #4 – 03:49:43

CATEGORIA MOTO 1

1º Ricardo Martins #3 – 03:49:42

2º Jean Azevedo #4 – 03:49:43

3º Tunico Maciel #1 – 03:49:58

CATEGORIA MOTO 2

1º Bissinho Zavatti #11 – 03:49:18

2º Tulio Malta #5 – 03:51:08

3º Bruno Leles #8 – 03:53:18

CATEGORIA MOV

1º Osmar Shimosaka #12 – 04:00:58

2º Guto Bogo #47 – 04:04:00

3º Maurício Fernandes #49 – 04:04:15

CATEGORIA BRASIL

1º Thiago Veloso #58 – 03:55:32

2º Rafael Espindola #33 – 04:03:38

3º Rodrigo Sallum #64 – 04:04:20

Na categoria UTV, o mais jovem campeão da história na categoria, Bruno Varela, venceu a primeira etapa com o navegador Gustavo Bortolanza. A dupla completou os 205km da especial em 3h22min52, apenas 4s dos atuais campeões, Denísio Nascimento/Idali Bosse. A UTV é considerada a categoria mais movimentada e imprevisível da competição, com 55 inscritos.

“Começar com vitória é sensacional por que motiva toda a equipe”, disse Bruno Varela. “Demos um grande passo hoje, ser o primeiro na UTV é um resultado espetacular, pois a categoria está realmente muito forte e tem mais de dez duplas com potencial de vencer. Isso é algo raro e faz de hoje um dia especial na nossa carreira”, completou.

100km sem freio – Irmão de Bruno, Gabriel Varela, que também disputa a prova, disse ter batido com o fundo do carro em uma pedra, perdendo o freio. “Eu e o meu navegador, Eduardo Shiga, andamos 100km sem freio. Emoção extra já neste primeiro dia”, conta. A dupla ainda conseguiu chegar no top 20.

Na UTV2, Luppi, que terminou o dia na vice-liderança, diz “Estou feliz com o resultado deste início de rali. Nunca tive um carro tão bom como esse, ele está zerado e super ajustado”

UTV

1º Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, 3h22min52s

2º Denisio Nascimento/Idali Bosse, a 4s

3º Rodrigo Varela/Gunnar Dums, a 51s

UOP (Over Pró)

1º Cristiano Batista/Robledo Nicoletti #218 – 03:48:50

2º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin #204 – 03:52:40

3º Edu Piano/Solon Mendes #205 – 03:53:26 (13º Geral)

UTV2 (antiga UTV Pró)

1º Roberto Keller/Marcelo Ritter #209 – 03:50:38

2º Rodrigo Luppi/Maykel Justo #206 – 03:50:45 (8º geral)

3º Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo #217 – 03:52:08

UTV3 (antiga Super Production)

1º Tomas Luza/Robson Schuinka #227 – 03:50:12

2º Luis Tiburcio/Eduardo Barros #235 – 03:58:06

3º Lavoisier Monteiro/João Ribeiro #258 – 03:58:45

OVER 45

1º Marcelo Tomasoni/Breno Resende #252 – 03:52:56

2º Leandro Collier/Leonardo Mendonça #230 – 03:59:28

3º Silvio Martins/Winicius Martins #222 – 03:59:31

A categoria de Regularidade tem início nesta segunda-feira. O Regularidade reúne 20 duplas, separadas nas categorias Master, Graduado e Turismo. Serão cinco dias de prova e mais de três mil quilômetros. A SFI CHIPS é patrocinadora exclusiva da modalidade. “Sinto orgulho imenso em fazer parte deste pool de empresas que ajuda para que o Sertões seja realizado todos os anos e sempre com este primor de organização e de solidariedade. E este ano, quando o mundo sofreu com a pandemia, é gratificante ver esta competição brilhar por este Brasil afora, e ser realizada inclusive com recorde de inscrições”, conta Márcio Medina, diretor da SFI CHIPS.

Nesse domingo, a competição faz uma pausa para que as equipes se desloquem em direção à Bolha de Brasília em segurança. As Especiais são retomadas na segunda.

A etapa de 2020 do Sertões tem 63 Motos/Quadriciclos; 40 Carros, 55 UTVs; 20 Regularidade e 55 Light (a nova categoria de 2020); e 56 equipes. No total são 403 inscritos e 233 veículos, vindos de 21 Estados e o DF, representantes de 206 cidades brasileiras.

Programação:

1ª Etapa, sábado, 31/10 (Mogi Guaçu/SP)

2ª Etapa, segunda-feira, 02/11 (DF->GO)

3ª Etapa, terça-feira, 03/11 (GO ->GO)

4ª Etapa, quarta-feira, 04/11 (GO->TO)

5ª Etapa, quinta-feira, 05/11 (TO->MA)

6ª Etapa, sexta-feira, 06/11 (MA->MA)

7ª Etapa, sábado, 07/11 (Barreirinhas/MA)

Números gerais Rally dos Sertões:

Percurso: Mogi Guaçu (SP) a Barreirinhas (MA)

Estados percorridos: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

Competidores: 233 veículos, 403 pilotos e navegadores

Especiais: 1.837km

Deslocamentos: 2.912km (considerando o dia de deslocamento até o Distrito Federal)

Total: 4.749km

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 01/11/2020 04:11
  • Alterado:01/11/2020 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: X Rally Team, Território Motorsport, Shiro, SFI CHIPS, Bianchini Rally









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados